Conhecimento nunca é demais: estudante concilia duas graduações na Univates

Postado as 20/04/2020 10:27:06

Por Júlia Amaral

Escolher apenas uma profissão para a vida toda tende a ser uma tarefa bastante difícil. Em um mundo repleto de possibilidades e com mercado de trabalho que se modifica tão rapidamente, é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer muito bem suas potencialidades para iniciar uma formação. Em alguns casos, depois de começar uma graduação, o estudante percebe o quanto os conhecimentos se complementam com outros cursos. Foi o que aconteceu com a estudante Jennifer Baggio Cover, de Dois Lajeados, que se tornou aluna da Univates em 2017 no curso de Relações Internacionais (RI) e dois anos depois ingressou na graduação em História, na modalidade a distância da Instituição.

“Eu quis sair da zona de conforto e aprimorar meus estudos nessas duas áreas, que conversam muito entre si”, conta Jennifer A estudante iniciou no curso de RI motivada por seu amor por política, diferenças culturais e, é claro, história. A vontade de fazer os dois cursos finalmente foi resolvida quando a Univates passou a oferecer o curso de História na modalidade a distância (EAD). “Tenho o coração dividido agora”, brinca. “Mas a parte boa é que os dois cursos se complementam em vários aspectos”.

Se cursar uma faculdade para muitos já é um grande desafio, fazer duas ao mesmo tempo requer o dobro de disciplina. Para Jennifer, a maior dificuldade está em conseguir organizar o tempo para cada um dos dois cursos, já que ambos requerem muita leitura e dedicação. “Por outro lado, é muito interessante iniciar uma segunda graduação para conhecer e compreender pensamentos e visões de mundo muito distintos dos que eu tinha, mas que muitas vezes são complementares”, conclui.

Neste semestre, a estudante resolveu encarar mais um desafio. Desde 22 de janeiro Jennifer está morando em Vigo, na Espanha, para fazer intercâmbio acadêmico. “O conhecimento adquirido em uma universidade de um país diferente com uma língua diferente e costumes distintos é enorme”, comenta. Para ela, o intercâmbio vai muito além da sala de aula, ensinando também sobre convivência com outros intercambistas de diversas partes do mundo. Atualmente, devido a pandemia do nome Coronavírus, as aulas de Jennifer estão acontecendo de forma online, e ela está de quarentena desde o dia 13 de março.

Vestibular on line

A Univates está com inscrições abertas para 35 cursos presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever de forma gratuita para o vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do momento do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Logo ods-4