Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

O momento é para ficarmos longe, mas mais unidos do que nunca - Parte V

Postado as 22/04/2020 15:04:12

Por Ney José Lazzari

Elise Bozzetto

Queridos alunos, professores, técnico-administrativos e amigos da Univates!

Não há como não ficar tocado no momento atual. A pandemia que atinge tantos povos, tantas economias, tem trazido exemplos de solidariedade, de capacidade de adaptação e de inovação. Ela nos mostra que, enquanto coletividade, olhar para os outros é a melhor saída para manter-se seguro enquanto indivíduo. Este momento tem exigido de todos um olhar mais amplo, mais coletivo, mais solidário. Sozinhos não conseguiremos enfrentar esta batalha. Temos visto, todos os dias, exemplos de grandeza e de generosidade, o que nos motiva, nos inspira e nos dá ânimo para seguir.

Por outro lado, as feridas estão expostas. As mazelas que nascem de uma sociedade extremamente desigual ficam escancaradas neste momento: os desempregados, os presos, os indígenas, as mães e pais que estão no subemprego e os sem-teto clamam por dignidade, proteção e respeito. A própria natureza dá sinais de que não somos independentes dela. 

Há também, em muitas partes do mundo, um ataque à ciência, à democracia e ao estado de direito e às suas instituições, uma espécie de saudosismo de algo que nunca aconteceu. Nesse turbilhão de fatos e acontecimentos, em que o obscurantismo prolifera, a Universidade, apartidária e laica, tem de ser a guardiã da calma, da sensatez, da razão, do conhecimento, da ciência, da tecnologia e da humanização. Da mesma forma, não podemos nos abater ou desistir de lutar e acreditar em tudo que já conquistamos e construímos enquanto sociedade, com muito mais acertos do que erros. 

Como Universidade, queremos continuar lutando por aqueles que estão à margem da sociedade, que ainda não têm acesso à educação e aos demais direitos básicos. Nosso papel é democratizar a ciência, usando o conhecimento em benefício de todos dando oportunidades para que amplas camadas da sociedade tenham acesso ao que a evolução humana construiu ao longo de milênios de história. Isso não se resume apenas em mais e mais consumo, mas também em dignidade e espaços para a diversidade, a cultura, o lazer e o entretenimento. Ou seja, nosso papel é ajudar as pessoas a terem menos sofrimento e mais felicidade. 

Talvez uma das melhores ferramentas para provocar o avanço civilizatório sustentável seja de fato a universidade. Ela deve ser vista como espaço de construção, divulgação e compartilhamento do conhecimento e dos saberes acumulados, além de ser um espaço de vida, de vivência, de convivência e de trocas entre as pessoas.

É com esse espírito e com essas reflexões que estamos há mais de 40 dias isolados. Estamos nos protegendo, protegendo nossos familiares e nossos colegas e amigos. Também estamos produzindo, refletindo, nos qualificando e aprendendo para, em breve, retomarmos nossa jornada com mais ímpeto e vontade na construção de uma Universidade que ajude a transformar uma região e um país. 

Somos grandes e fortes pois estamos juntos! 

Abraços (virtuais), ânimo, saúde e força para todos!

Andrà tutto bene!

!Todo va a estar bien!

Everything will be alright!

Alles wird gut!

Tudo vai ficar bem!

 

Lajeado, 22 de abril de 2020. 

Quinta semana de isolamento. 

Ney José Lazzari 

Reitor da Univates