Central de Carreiras oferece orientação profissional

Postado as 23/04/2020 15:56:50

Por Matheus Giovanella Laste

A Central de Carreiras da Univates, empenhada em aproximar o estudante do mercado de trabalho, está oferecendo um serviço de consultoria gratuito, por meio da Plataforma de Carreira, para todos os alunos e diplomados da Instituição. A Plataforma foi colocada online em 2018 e a partir de 2019 começou a realizar ações mais efetivas como workshops, conteúdos e oferta de serviços.

De acordo com a psicóloga Ana Luísa Freitag, esse serviço oferecido é uma consultoria individual com duas ações em foco. A primeira é a análise de currículo, para o aluno que já possui o seu currículo montado mas gostaria de algumas sugestões ou orientações sobre que aspectos precisa fortalecer ou dar mais destaque. A segunda é uma preparação de como se portar durante a entrevista, isso ocorre quando o estudante já foi selecionado e está com o processo seletivo em vista. Veja como funciona:

Orientação profissional

Acesso: todos os alunos da Instituição podem solicitar esse serviço pela Plataforma de Carreira. Faça o login através do seu código e clique na aba “orientação profissional” para agendar sua orientação de forma virtual. Caso tenha alguma dúvida, pode utilizar o chat da plataforma que um dos profissionais da Central de Carreiras vai lhe informar como proceder. O primeiro contato é por meio de videoconferência, para que os orientadores possam entender em que momento de vida o aluno está e como auxiliá-lo da melhor forma possível.

Agendamento: o aluno escolhe o horário para a orientação de acordo com sua disponibilidade. Se ocorrer algum imprevisto e precisar de consultoria que não foi  agendada, basta entrar em contato que na mesma semana a Central de Carreiras dará retorno.

Objetivo profissional: a orientação também serve para que os alunos possam estabelecer seu objetivo profissional. Por estarem entrando no mercado de trabalho, alguns estudantes ainda não identificaram quais são as suas preferências profissionais e, com isso, a procura por emprego nem sempre está alinhada com os objetivos do estudante. Assim, o serviço ofertado pode ajudá-los a descobrir seu objetivo profissional.

Atendimento personalizado: a busca de cada aluno é tratada com atenção. Alguns entram em contato buscando o primeiro emprego, outros querem recolocação profissional ou se estabelecer de dentro de sua área. Apesar de o serviço ser a análise de currículo e o treinamento para a entrevista, esses aspectos também são abordados pelos profissionais da Central de Carreiras.

Análise de currículo

Currículo personalizado: Não há um padrão de currículo que deve ser utilizado por todos os estudantes que procuram a orientação profissional. O currículo é personalizado para cada oportunidade. As orientações são passadas de modo que o estudante consiga elencar todas as informações essenciais. As informações sobre sua formação, diferenciais e outros dados são organizados para ficar mais claro para os avaliadores que forem analisar o currículo. O currículo não é analisado e preparado para depois ser enviado para diversas empresas diferentes, cada uma procurando um determinado tipo de profissional. É importante que o aluno revise e adapte o texto para enaltecer as experiências mais relevantes ou que podem chamar mais a atenção do recrutador.

Modelo de currículo: para os alunos que ainda não fizeram seu currículo, na plataforma existe a opção biblioteca de documentos, na qual constam algumas orientações para criação da carta de apresentação e do currículo. Os materiais são informativos e a indicação é que os interessados acessem primeiro esses modelos. Assim,quando os alunos procurarem efetivamente a consultoria, eles já terão um documento com informações bem organizadas e, então, a Central de Carreiras poderá fazer uma análise mais prática.

Preparação para entrevista

O serviço: é oferecido tanto para os que já estão com o processo seletivo em vista como para aqueles que querem apenas se preparar para dar respostas mais assertivas. É importante que o aluno faça primeiro a análise de currículo e depois a preparação para a entrevista.

Orientação para entrevista: o objetivo desse trabalho é focar naquilo que o aluno identifica como seu diferencial e quais são as suas competências que devem ser destacadas. O estudante é questionado sobre como se sente em processos seletivos, o que ele enxerga como seu potencial e o que ainda pode ser desenvolvido. O serviço de orientação apresenta ao estudante os diversos tipos de entrevistas que podem ser feitos e simulações com perguntas frequentes em processos seletivos para que o aluno possa se preparar para responder da melhor maneira possível e, assim, aumentar suas chances de ser contratado.

Webinar

Palestras on-line: na biblioteca também é possível assistir aos webinars, uma série de palestras on-line gratuitas com conteúdos exclusivos. A Central de Carreiras está produzindo conteúdos para esses webinars. Os alunos são convidados a participar e podem tirar dúvidas com o profissional que está palestrando. Quem não conseguir participar não precisa se preocupar, pois o evento online é gravado e fica disponível na biblioteca da Plataforma de Carreiras. Os conteúdos são, em grande parte, focados no planejamento de carreira e por isso são de grande valor para os interessados em utilizar o serviço de orientação profissional.

Cronograma de webinars realizados na Plataforma de Carreira:

29/04 - Explore Carreiras: orientação para escolha profissional, ministrado por Ana Luísa Freitag

04/05 - Como tornar meu currículo mais atrativo?, ministrado por Ana Luísa Freitag

13/05 - Plataforma de Carreira: oportunidades e recursos, ministrado por Tiago Hunemeier

Logo ods-8