Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Solidariedade: Univates desenvolve respiradores para enfrentamento do coronavírus

Postado as 28/04/2020 14:14:50

Por Elise Bozzetto e Lais Pontin Matos

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mostra a todo instante que a solidariedade pode impactar significativa e positivamente 💕 nossa realidade. Durante a faculdade também é o momento de ajudar! Três professores e um estudante dos cursos Técnicos em Automação Industrial, Enfermagem e Eletroeletrônica da Univates estão envolvidos no desenvolvimento de respiradores. O protótipo do equipamento deve ficar pronto em 15 dias, caso a entrega das peças e dos componentes ocorra dentro do prazo. 

Nicole Morás

Participam do projeto os professores Luís Antônio Orlandini, Bernardete Kranz e Haroldo Tonetto e o aluno Ismael Foppa. Tonetto explica que a parte mecânica dos respiradores já foi desenvolvida por uma empresa parceira da Univates, a Embala Brasil. Agora resta finalizar aspectos eletrônicos e de software de controle do equipamento. A partir do protótipo serão estabelecidas parcerias com empresas interessadas em produzir os respiradores

Os respiradores estarão à disposição para venda após a certificação ✅ pelos órgãos responsáveis. No momento, as certificações desses tipos de equipamento são prioridade.

O enfrentamento ao novo coronavírus deve ser intenso e antecipado. Se estivermos preparados, com equipamentos e materiais suficientes, dificilmente chegaremos a um estado crítico. Ao meu ver, muitas mortes podem ser evitadas se houver disponibilidade de equipamentos médicos e equipamentos de proteção individual. E é isto o que a Univates está fazendo, auxiliando a comunidade empresarial e acadêmica a desenvolver soluções para essas demandas
avalia Tonetto, destacando a importância e o protagonismo de ações solidárias em circunstâncias como as que estamos vivendo.

Elise Bozzetto

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, relata que a Instituição faz parte de uma rede de enfrentamento imprescindível para que o Vale do Taquari não registre estatísticas semelhantes às apresentadas por outros Estados.

Temos na região uma rede de muitas pessoas pensando em soluções e buscando fazer a diferença neste momento. A Universidade, o poder público e a rede de saúde estão trabalhando incansavelmente para enfrentar a pandemia do novo coronavírus com segurança e o menor número de vítimas possível. Não existe tratamento, não existe vacina para esse vírus. Por isso, o cuidado de cada um é tão importante
pondera Ney José Lazzari, reitor da Univates

Você também pode ajudar! 😍

Em tempos de enfrentamento ao novo coronavírus, é essencial que as pessoas se unam e pratiquem a solidariedade. Sabia que, frequentando um curso técnico ou de graduação, você acaba contribuindo diretamente para amenizar as tensões que surgem na sociedade em épocas como a que estamos encarando? Garantimos que não existe satisfação maior do que utilizar seu conhecimento para ajudar o próximo! 

Cursos técnicos 

⚙ Conheça o curso técnico em Automação Industrial 

💉 Conheça o curso técnico em Enfermagem 

💡 Conheça o curso técnico em Eletroeletrônica 

✈ Intercâmbio acadêmico durante o curso técnico?

👍 Confira os motivos para fazer um curso técnico na nossa Universidade 

Cursos de graduação 

Elaboramos um top 10 de graduações que formam profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento de soluções durante uma pandemia. Conheça a nossa listinha: 

👨‍⚕️ Dez motivos para você fazer Medicina em nossa Universidade

😷 Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Biomedicina

💉 O que vou estudar no curso de Enfermagem?

💊 Confira 6 motivos para ingressar no curso de Farmácia da nossa Universidade

❓ Por que estudar Fisioterapia na nossa Universidade?

📹 Será que você gostaria de ser um comunicador? (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Técnico em Comunicação Visual)

💻 O que vou estudar no curso de Engenharia da Computação?

⚙ Será que o curso de Engenharia Biomecânica é uma boa para você? Podemos te ajudar a descobrir!

Para que tanta Engenharia?

O que um analista de dados faz?