Educação a distância para voltar a estudar e complementar a formação

Postado as 29/04/2020 16:08:16

Por Matheus Giovanella Laste

A educação a distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo nos últimos anos. Na Universidade do Vale do Taquari, a Univates EAD tem 18 opções de cursos de graduação e vem se tornando cada vez mais popular. E não são apenas os alunos no começo de sua vida acadêmica que estão buscando essa opção de ensino, mas também os profissionais que atuam no mercado de trabalho há algum tempo.

A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Boa Vista do Sul, Carla Cristina Habeck, iniciou o curso de Pedagogia EAD no Polo de Carlos Barbosa no primeiro semestre de 2020. No cargo desde janeiro de 2017, Carla conta que escolheu a modalidade a distância para conseguir conciliar os horários dos compromissos profissionais e os estudos. “Não tenho como me deslocar para a Univates no turno da noite. Com a EAD consigo organizar meus horários nas noites que não tenho afazeres e nos finais de semana”, explica.

Carla fez magistério e trabalhou como docente em algumas escolas. A escolha por um curso de graduação a distância veio de um desejo crescente de voltar a estudar. “No final do ano passado, quando minha filha fez a inscrição para o vestibular, acabei decidindo me inscrever também”, revela.

Escolhi a Univates porque, na minha opinião, é uma excelente instituição de ensino e optei por Pedagogia por se relacionar ao meu ofício e crer que com a educação podemos transformar vidas”
Carla Cristina Habeck

A secretária diz estar gostando muito do curso e discorda daqueles que dizem que EAD é mais fácil. Ela considera o ensino a distância ainda mais desafiador do que as aulas presenciais. “Digo isso porque minha filha faz presencial e percebo que eu tenho que me dedicar muito mais tempo aos estudos do que ela”, afirma.

Vestibular on-line

A Univates está com inscrições abertas para 35 cursos presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever de forma gratuita para o vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

É possível ingressar nos cursos de graduação da Univates EAD das seguintes formas: por meio de prova de redação on-line, com a nota do Exame Nacinal do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009, com nota da prova de redação realizada na Univates (a partir do ano 2000) ou ingresso com histórico escolar de instituição de ensino superior. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail ead@univates.br.

Saiba mais

Os materiais (textos, vídeos e atividades diversas) dos cursos EAD são organizados por profissionais da Univates e disponibilizados no ambiente virtual. O estudante acessa esses materiais quando e de onde quiser. Ele lê, estuda com orientação de tutores e realiza as atividades sempre a distância (em sua casa, no polo ou em outro local). Videoconferências semanais com professores oportunizam maior interação com os estudantes. Ao final do módulo de 200 horas acontecem avaliações presenciais. Para realizá-las, o estudante comparece (no dia e hora marcados) no polo com o qual tem vínculo de matrícula.

Logo ods-4