Listamos mais de 10 ferramentas virtuais que irão ajudá-lo a trabalhar em home office

Postado as 30/04/2020 12:57:57

Por Lais Pontin Matos e Nicole Morás

Você já deve estar careca de saber que, para reduzir os casos de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), as pessoas precisam permanecer em seus lares, evitando saídas desnecessárias, certo? Nas últimas semanas, tivemos de alterar o modo como levamos nossas vidas: as aulas em escolas e universidades 🏫 estão acontecendo pela internet, e os funcionários de algumas empresas 🏢 foram liberados para realizar tarefas em regime de home office. Pensando em auxiliar quem não está habituado a trabalhar de casa, a equipe do Blog Univates elaborou uma lista 📝 com mais de 10 ferramentas virtuais capazes de ajudar os indivíduos a seguirem executando suas atividades com organização e eficiência. Dê uma olhadinha no post que preparamos e descubra como manter-se profissionalmente produtivo e motivado mesmo em meio a uma pandemia:

Kemily Monçani

Para criar e organizar arquivos 📁

Ana Amélia Ritt

1) Google Drive: nesta ferramenta virtual os arquivos ficam salvos na nuvem, de maneira que você pode acessá-los pelo computador ou smartphone. Com os arquivos no Drive, você não precisa do HD do seu computador físico, tendo a chance de trabalhar remotamente de qualquer lugar. Além disso, os arquivos podem ser compartilhados, e cada pessoa em sua casa consegue acessá-los e editá-los.

2) Google Docs, Planilha e Apresentação: são as ferramentas virtuais do Google para criar documentos de texto, planilhas e apresentações. Muito utilizados por quem trabalha em regime de home office, os documentos criados nessas plataformas também podem ser compartilhados para que cada pessoa edite os arquivos simultaneamente, de onde estiver.

3) Evernote: uma grande plataforma virtual na qual você pode salvar textos, fotos e outros materiais para acessar sempre que precisar.

Para fazer reuniões 💼

Elise Bozzetto

4) Google hangouts meet: utilizando o aplicativo de chat do Google, os usuários realizam chamadas de vídeo de um computador ou smartphone. Principalmente neste momento, a ferramenta virtual objetiva facilitar a comunicação entre pessoas que estão trabalhando em regime de home office e que, por ora, não podem retornar presencialmente às suas empresas.

5) WhatsApp: se você tiver apenas smartphone, também pode realizar chamada de vídeo pelo WhatsApp. Em breve, a ferramenta virtual permitirá que até oito pessoas reúnam-se em uma mesma chamada.

6) Discord: direto do mundo dos games, o Discord é uma opção para chamadas de áudio e envio de texto. A ferramenta virtual oferece seus serviços gratuitamente.

7) Zoom: até mil pessoas! Com o Zoom as reuniões on-line podem acontecer com a participação de até mil pessoas. A ferramenta virtual é paga.

Para organizar suas tarefas 📅

Elise Bozzetto

8) Trello: para não se perder entre tantas atividades, que tal organizá-las no Trello? Nessa ferramenta virtual você pode criar projetos diferentes e especificar cada atividade que deve ser feita - inclusive você pode compartilhar e atribuir atividades a outras pessoas. Assim, cada um sabe o que o outro está fazendo dentro de um mesmo projeto. Trabalhar de forma organizada certamente irá poupá-lo de chateações e dores de cabeça desnecessárias, sabia?

9) Asana: na mesma linha do Trello, esta ferramenta virtual permite que seus usuários organizem projetos em equipe e distribuam tarefas. É possível compartilhar um cronograma, estipular prazos e gerar relatórios.

Para melhorar sua produtividade 💡

10) Toggl: com este app, você liga o cronômetro e pode marcar quanto tempo demorou para realizar cada atividade. É interessante para quem precisa cobrar por hora trabalhada. Os serviços que a ferramenta virtual oferece são pagos.

11) Pomodoro: a técnica consiste em dividir suas atividades em 25 minutos de trabalho seguidos de uma pausa de cinco minutos. Assim você tem foco total. Existem várias ferramentas virtuais capazes de ajudá-lo a pôr em prática esse método, como, por exemplo, o aplicativo Tomato Timer.

12) Strict Workflow: sabemos que o trabalho em regime de home office pode ocasionar certas distrações. Se está difícil manter o foco, chame o Strict Workflow. Com essa extensão, o Chrome bloqueia sites que atrapalham sua produtividade, como redes sociais. Mas não é para sempre: ele funciona como o Pomodoro - ao terminar uma sessão de 25 minutos de trabalho, ele libera o acesso aos sites por cinco minutos.

BÕNUS: Cansado de tecnologia? 📱🚫

Elise Bozzetto

Durante a realização de tarefas em regime de home office você também pode aproveitar vários recursos analógicos, veja só:

📔 em um caderninho, faça uma lista de atividades que devem ser realizadas e vá riscando à medida que elas forem concluídas. Assim você não esquece nada e ainda tem uma ideia de tudo que realizou durante o período de home office

📑 use post-it para deixar seu ambiente mais colorido e com lembretes do que é importante;

✂ aproveite que existem planners em formato de quadro ou use a boa e velha prancha de isopor para criar um mural e colocar bilhetes com as tarefas que devem ser realizadas por dia e por prioridade.