EAD para continuar os estudos

Postado as 21/05/2020 10:18:50

Por Matheus Giovanella Laste

Carlos Eduardo Strate é diplomado em Processos Gerenciais e cursa Administração e Gestão Financeira na Univates EAD

Carlos Eduardo Strate, 28 anos, é natural de Teutônia e um dos muitos alunos da Educação a Distância (EAD) da Univates. No final de 2018 ele concluiu o curso de tecnologia em Processos Gerenciais. Para muitos estudantes, a conclusão de um curso de graduação é o fim de uma etapa. Strate, no entanto, decidiu continuar sua qualificação por meio da EAD. Atualmente ele está fazendo dois cursos na modalidade a distância: bacharelado em Administração e tecnólogo em Gestão Financeira.

A escolha de Strate pela modalidade EAD foi motivada principalmente pelo menor investimento financeiro nas mensalidades e pela logística e flexibilidade dos horários de estudo. “Na educação a distância temos a capacidade de gerenciar o próprio aprendizado, sendo mais autônomos para administrar e projetar nossa carreira”, explica.

A história de Carlos Eduardo com a Univates começou há muitos anos. Ele iniciou o curso presencial de Administração em 2011, e um ano depois iniciou o técnico em Segurança do Trabalho, tendo concluído o último em julho de 2015. O estudante trancou o curso de Administração em 2013 para poder concentrar seus recursos no técnico, até que ao iniciar os módulos em EAD Strate decidiu reativar o curso de Administração para poder concluí-lo a distância.

Ao comparar a experiência da educação a distância com as aulas presenciais, Strate conta que no método EAD a aprendizagem depende muito da disciplina do aluno, devido à carga horária de leitura exigida, já que inicialmente o estudante precisa ler e interpretar o conteúdo de maneira individual. Na modalidade presencial ele cita a maior interação entre colegas e professores, o que beneficia o entendimento dos conteúdos propostos, pois possibilita mais diálogo e um formato mais abrangente de conteúdo. Na EAD, para resolver suas dúvidas o aluno tem fóruns e vídeo aulas como ferramentas.

Com as aulas virtuais sendo a única maneira de continuar os estudos durante a pandemia de Covid-19, muitos alunos e professores estão tendo que se adaptar a esse método e tentar retomar o cronograma de conteúdos do semestre. Os estudantes de EAD são os únicos a conseguir prosseguir os estudos sem mudanças significativas. De acordo com Strate, a única alteração (que em seu ponto de vista é uma melhoria) é a realização das provas finais a distância.

Strate tem previsão de concluir o curso de tecnologia em Gestão Financeira em julho de 2020 e o bacharelado em Administração no segundo semestre de 2021. Um dos aspectos de ambos os cursos, que motivou a escolha de Strate, é o seu uso multidirecional, sendo necessários para variadas atividades, o que amplia a empregabilidade. Ainda morador de Teutônia, o estudante atualmente trabalha na área de saúde e segurança do trabalho, que se relaciona com sua primeira formação na Univates.

Vestibular on-line

A Univates está com inscrições abertas para 35 cursos presenciais e 18 na modalidade a distância. Os candidatos podem se inscrever de forma gratuita para o vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Logo ods-4