Univates lança oficialmente serviços na área da saúde

Postado as 22/05/2020 15:49:02

Por Leonardo Seibel

Elise Bozzetto

Antes acessível para pacientes do Sistema único de Saúde (SUS) e funcionários da Universidade, desde março o Saúde Univates passou a ser oferecido de forma ampla, e nesta sexta-feira, dia 22, é oficialmente lançado à comunidade. O espaço serve como integração entre ensino, serviço e comunidade e é destinado à prestação de serviços multiprofissionais em atenção integral à saúde.

Os serviços são voltados a toda a comunidade, contando com estrutura moderna, equipada com simuladores, laboratórios e salas de atendimento amplas e com tecnologia de ponta. “A qualidade, uma característica da Univates, está presente também na área da saúde. Os serviços estão à disposição para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressalta o diretor de Serviços em Saúde da Univates, professor Jairo Luís Hoerlle.

Hoerlle também destaca que os serviços são de alta resolutividade, realizados por profissionais dedicados com equipamentos modernos. “O principal é a forma de acolhimento, pois no Saúde Univates estamos, acima de tudo, preocupados com o bem-estar das pessoas”, complementa.

Conforme o professor, a criação do Saúde Univates permitiu melhor articulação dos serviços já prestados pela Universidade. “Foi possível ter um olhar mais amplo sobre as possibilidades na área da saúde e repensar o que era realizado antes”, completa.

Ao todo, são nove serviços oferecidos, com atendimento em diferentes pontos do campus da Universidade e na cidade de Lajeado: Laboratório de Análises Clínicas (LAC), Clínica de Odontologia Ampliada, Atendimento Nutricional, Ambulatório de Especialidades Médicas, Simuladores Univates, Saúde Ocupacional, Assistência Profissional em Saúde, Unidade Básica de Saúde (UBS) Universidade e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. Os agendamentos de consultas podem ser feitos pelo site www.saudeunivates.com.br/servicos/.

Laboratório de Análises Clínicas conta com estrutura moderna e atua em diversas áreas

Localizado no primeiro andar do Prédio 16 da Instituição, o LAC oferece serviços nas áreas de microbiologia, micologia, hematologia, parasitologia, urinálise, bioquímica e imunologia. A estrutura do laboratório permite que seus espaços sejam utilizados de forma integrada com a área acadêmica, auxiliando o desenvolvimento de projetos vinculados à pesquisa em programas de graduação e pós-graduação, além de estágios dos cursos da área da saúde. “O Laboratório de Análises Clínicas da Univates já existe há alguns anos, mas foi reinaugurado em março deste ano com uma nova proposta: o atendimento ao público em geral. Desde abril do ano passado o laboratório está fazendo atendimentos para a UPA, com plantões de 24 horas, além de atender aos principais convênios de saúde. Eu diria que esse serviço, dentro do Saúde Univates, se tornou uma das âncoras”, explica Hoerlle.

Certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, o LAC também oferece o teste para diagnóstico de coronavírus. São oferecidos dois tipos de testes: o PCR, realizado por biologia molecular, para identificação direta do vírus; e o teste imunológico, para identificação da presença de imunoglobulinas, reação do nosso corpo à presença do vírus.

“O fato de o laboratório ter se preparado para esse momento, montando uma área de biologia molecular para testes PCR, permitiu que realizássemos em Lajeado testes que antes deveriam ser encaminhados para o Lacen, em Porto Alegre, que em determinado momento da pandemia estava sobrecarregado, chegando a levar 14 dias para liberar os resultados. Aqui conseguimos liberar os resultados no mesmo dia, ou no máximo no dia seguinte”, comenta Jairo.

A realização do teste é recomendada a partir de indicações clínicas, médicas ou por contratos realizados com empresas. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 18h30min, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 7h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99541-1660 ou pelo telefone (51) 3714-7041. O LAC está instalado na avenida Alberto Müller, 1151, Prédio 16 da Univates.

Logo ods-3