Univates possibilita dupla diplomação em Engenharia Elétrica e em Controle e Automação

Postado as 25/05/2020 13:25:44

Por Júlia Amaral

Estudantes de Engenharia Elétrica ou de Engenharia de Controle e Automação na Universidade do Vale do Taquari - Univates podem conquistar o diploma das duas graduações com facilidade. Para isso, é preciso concluir sete disciplinas complementares, além do estágio curricular e do Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Conforme o coordenador dos cursos, professor Juliano Schirmbeck, as graduações têm o mesmo tipo de base de formação do engenheiro. Sendo assim, dos 54 componentes curriculares, 44 são comuns aos dois cursos.

Tuane Eggers

“No dia a dia de uma empresa os problemas geralmente são resolvidos com conhecimentos adquiridos na formação em Controle e Automação. Por outro lado, sempre que há ampliação de uma empresa ou demandas relacionadas à segurança em sistemas elétricos, são necessários os conhecimentos de um engenheiro eletricista”, contextualiza o professor. Para Schirmbeck, uma das vantagens de ter as duas diplomações é a alta flexibilidade na atuação profissional, sendo possível atender às diversas áreas dos sistemas e equipamentos elétricos no mercado de trabalho. Além disso, é ampliado o leque de atividades na atuação como profissional autônomo.

Dione Rafael Kotz começou os estudos em Engenharia de Controle e Automação em 2013. No semestre seguinte à formatura ele já estava de volta aos estudos. Ainda durante a primeira graduação, Kotz já aproveitou as disciplinas eletivas para se aproximar da área de Engenharia Elétrica. “Cada vez mais se exige a automação tanto de sistemas de controle industrial quanto de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia, trazendo ainda mais segurança e eficiência aos processos e sistemas. Sendo graduado em ambas as áreas, não existem limitações profissionais e técnicas que possam restringir a atuação do engenheiro”, afirma.

Felipe Drebes

Quem também percebeu as vantagens de ter os dois diplomas foi o engenheiro Felipe Drebes. Em 2019, Drebes decidiu fazer a segunda graduação, agora em Engenharia Elétrica. “Visto que uma área é totalmente ligada à outra, eu identifico muito a Engenharia Elétrica necessitando da Engenharia de Controle e Automação. Por exemplo, o sistema de potência (elétrica) pode ser automatizado, e com as duas graduações conseguimos realizar ambos os processos de forma mais avançada”, analisa.

Para Drebes, dar seguimento aos estudos é uma forma de se manter atualizado, uma vez que o mercado de trabalho está sempre apresentando inovações. Conquistar o segundo diploma na mesma instituição também tem um bom motivo. “A Univates é um exemplo no ramo das tecnologias. Todos os laboratórios são bem equipados, com tecnologia de ponta, softwares sempre atualizados e os mais utilizados no mercado, sem falar dos excelentes professores”.

Kotz salienta que um dos diferenciais dos cursos de Engenharia oferecidos pela Univates são os professores, que em sua maioria atuam em suas respectivas áreas, o que possibilita trazer a experiência do cotidiano de um engenheiro para as aulas. “Além, é claro, da infraestrutura dos laboratórios, salas de aula e biblioteca”, acrescenta.

Vestibular com inscrições abertas

A Univates está com inscrições abertas para 35 cursos presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever de forma gratuita no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Logo ods-4