Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Textos de mais de 100 autores aprovados no projeto “Escritos da Quarentena” são compilados em site

Postado as 27/05/2020 09:47:22

Por Júlia Amaral

Divulgação

Com o objetivo de estimular a produção textual durante o período de isolamento social, o desafio “Escritos da Quarentena” contou com a participação de mais de 100 autores, de diversas idades e profissões. Os minicontos, poemas e haicais aprovados pela banca avaliadora podem ser encontrados no site univates.br/escritos-quarentena. “Queremos registrar este momento de isolamento social por meio do poder das palavras, usar a arte e sensibilidade para marcar este período”, ressalta a coordenadora do curso de Letras da Univates, professora Grasiela Kieling. O projeto é uma iniciativa do curso de Letras em parceria com a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat).

O advogado Ney Arruda Filho teve seu miniconto “A Falta” publicado. Ele já foi professor e diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates, o que explica seu carinho pelos cursos da área de Humanas, especialmente o curso de Letras, o mais antigo da Instituição. Além disso, também é membro acadêmico da Alivat. 

“Eu não poderia ficar de fora”, comenta. Atualmente, ele também escreve crônicas e poemas para jornais da região. “Escrever ajuda sempre, assim como todas as formas de expressão artística, que se prestam à cura de diversos males. Escrevendo, a saudade ameniza, a angústia deixa o coração e repousa no papel, até a raiva se esvai”, afirma. 

Com 10 anos de idade, a estudante Isabela Ferreira também teve seu texto publicado. Intitulado “Ironia”, o arquivo com dois minicontos foi produzido depois de um convite que sua professora de português fez para que a turma participasse do projeto “Escritos da Quarentena”. “Eu sempre gostei de escrever, mas foi uma surpresa ver que meus trabalhos foram escolhidos para publicação”, comemora. A mãe de Isabela, professora Kari Lúcia Forneck, conta que a filha escreveu vários minicontos, de forma muito espontânea, mas escolheu submeter os dois textos que foram publicados. Também como sugestão de sua professora de português, a estudante agora mantém um diário.  

“O desafio ‘Escritos da Quarentena’ oportunizou a voz para quem não tem lugar para dizer o que sente”, explica a professora Kari. Para ela, o site compila produções muito bonitas, em poucas palavras, demonstrando o quanto as pessoas estão sensíveis neste momento de isolamento social.

Logo ods-4