Pibid e Residência Pedagógica recebem novas cotas de bolsas destinadas aos acadêmicos de licenciatura

Postado as 27/05/2020 11:16:10

Por Júlia Amaral

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, foram aprovados em edital da pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para receber 72 bolsas cada programa, que serão direcionadas aos alunos de licenciatura da Instituição. As atividades devem iniciar em agosto de 2020, estendendo-se por até 18 meses. As bolsas são de R$ 400,00 mensais, depositadas pela Capes diretamente na conta bancária do estudante selecionado.

Foto de arquivo, de 2017

Foto de arquivo / 2017

Artur Dullius

A Univates participa do Pibid desde 2010, quando o edital do programa foi aberto para instituições comunitárias. Desde então, a Universidade sempre teve seus projetos aprovados e já contemplou cerca de 1.075 acadêmicos. Em 2020, a Instituição aprova seu segundo projeto no Programa de Residência Pedagógica, criado em 2018. O Pibid/Univates 2020 e a Residência Pedagógica/Univates 2020 irão firmar parceria com 18 escolas públicas da região, que serão indicadas no mês de junho pelas mantenedoras das redes públicas de ensino. Segundo a coordenadora do Pibid na Univates, professora Cristiane Antonia Hauschild, ambos os projetos são fundamentais para qualificar o processo de formação docente, pois os graduandos assumem de fato o seu papel de coformador, junto com a escola.

“Além disso, os incentivos à publicação e participação em eventos, os livros publicados, os eventos organizados pela Univates, desde seminários que integram os cursos de licenciatura e os Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas até congressos internacionais, fazem um grande diferencial nos currículos de nossos estudantes e em nossos projetos. É muito interessante perceber o quanto nossos licenciandos vão se constituindo professores”, destaca a coordenadora. Para o professor Sérgio Nunes Lopes, outro diferencial dos programas na Univates é a oportunidade de momentos de formação conjunta com a realização de eventos de abrangência internacional referentes à formação docente, sendo esses eventos alcançados por todo o corpo docente das escolas parceiras.

A pró-reitora de Ensino da Univates, Fernanda Pinheiro, diz que esses programas são importantes e reforçam a tradição e o compromisso da Universidade em formar professores.

O curso de Letras, o primeiro curso da Instituição, criado há mais de 50 anos, é da área de licenciatura. Ele foi criado pensando justamente na contribuição da Instituição para a região. Então, é compreensível que estejamos muito felizes ao sermos novamente contemplados com essas bolsas
Pró-reitora de Ensino da Univates, Fernanda Pinheiro

Fernanda reforça que tanto no Pibid quanto no Programa de Residência Pedagógica todos ganham, estudantes, comunidade e universidades.

Ser professor, uma escolha que se atesta na prática

Acervo pessoal de Magali / Foto de 2019

Da esquerda para direita: Magali Beatriz Baierle e Thais Fraporte

A estudante do curso de Letras Magali Beatriz Baierle já vivenciou os dois programas. No início da graduação ela participou dos subprojetos de Língua Portuguesa e Interdisciplinar do Pibid e no ano passado participou do subprojeto de Língua Inglesa da Residência Pedagógica. Foi assim que Magali pôde ter certeza de que estava na profissão certa. “Primeiro eu participei do Pibid, principalmente porque queria adquirir experiência na minha área de atuação e conhecer melhor o ambiente escolar, tendo certeza de que havia escolhido o caminho certo para trilhar”, conta. Para ela, o Pibid propicia um olhar mais amplo e sensível sobre a docência. Além disso, fortalece os vínculos com o ambiente escolar e com os professores da rede pública de ensino.

Magali foi uma das primeiras alunas da Univates a participar do Programa de Residência Pedagógica. Por fazer parte da primeira edição, a estudante sentia que deveria aproveitar ao máximo e fazer com que o projeto tivesse uma segunda edição, para que mais alunos pudessem participar.

“Sinceramente, até hoje eu não tenho palavras para explicar o que a Residência Pedagógica significou na minha vida. Tudo que eu vivi nos 18 meses de programa foi imprescindível para me tornar a professora que sou hoje”, lembra. “O principal ensinamento que tive é que as relações são essenciais para qualquer professor, como a relação que se estabelece entre a escola básica e a universidade, entre o licenciando e o professor, entre o licenciando e os alunos, todas contribuem intensamente para o desenvolvimento de aulas relevantes e, de fato, para a vida do estudante (de licenciatura ou da escola básica)”, finaliza.

Para mais informações, o estudante deve entrar em contato com a secretaria dos programas, pelos e-mails pibid@univates.br e residenciapedagogica@univates.br.

Vestibular com inscrições abertas

Os cursos de licenciatura da Univates estão com inscrições abertas. Ao todo, a Instituição oferece 35 cursos de graduação presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.