Sajur realiza roda de conversa sobre comunicação não violenta

Postado as 28/05/2020 09:18:35

Por Nicole Morás

As atividades do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) seguem sendo realizadas, mesmo com a paralisação do Judiciário. Além do encaminhamento dos processos, os estudantes do curso de Direito com atividades no Sajur participam de rodas de conversa virtuais, que contribuem para a sua formação.

Adriano Rivero Ely

Na última semana, a temática foi a Comunicação Não Violenta (CNV) na vida pessoal e profissional, com o administrador Adriano Rivero Ely. O convidado compartilhou ensinamentos sobre CNV, que é uma prática de comunicação baseada em competências que auxiliam no estabelecimento de uma cultura de paz, por meio da reformulação da forma como cada um se expressa e ouve os demais.

A técnica proposta pelo psicólogo Marshall Bertram Rosenberg originou-se de estudos realizados na década de 1960, quando estavam em ascensão os debates sobre os direitos civis americanos. Conforme Ely, praticar a CNV passa por um processo de reaprender a se comunicar.

A comunicação violenta é aquela que não dá espaço para o outro, que sugere ou indica algum erro ou exigência. Está bastante relacionada com a nossa maneira de pensar em certo e errado, que parte de algo que já é sabido ou tido como verdade, de um julgamento. Já a comunicação não violenta parte do relato de um fato objetivamente
Adriano Ely

O convidado falou ainda sobre as etapas da CNV: observação dos fatos; identificação dos sentimentos que surgiram com os fatos; percepção das necessidades que estão por trás desses sentimentos; e pedido, para que a necessidade seja atendida. “Ao usar expressões como ‘sinto-me magoado’, eu estou dizendo que eu me sinto magoado, não que o outro me magoou. Reconheço meu sentimento, e a comunicação parte de um lugar diferente, sem culpar e evitando uma reação do outro. Assim, em situações de conflito, temos as necessidades das diversas partes para que então seja proposta uma resolução”, analisou Ely.

De acordo com a coordenadora do Sajur, Marta Luisa Piccinini, o assunto é pertinente à formação dos futuros bacharéis em Direito, pois auxilia e facilita a comunicação com e  entre as partes, como forma de evitar a demanda litigiosa, considerando que a comunicação é a melhor tecnologia de que dispomos.

Novas rodas de conversa serão realizadas nas próximas semanas, com a temática “relações jurídicas na pandemia”.