Com a virtualização das aulas, Univates oferece suporte aos seus professores

Postado as 28/05/2020 09:52:58

Por Vinicius Mallmann

Com a suspensão das atividades acadêmicas presenciais no campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates por conta da pandemia de Covid-19, a Instituição aderiu às aulas virtualizadas, nas quais os professores e estudantes interagem no mesmo horário da aula presencial, porém em ambientes virtuais. Para garantir a qualidade do ensino, tanto nos cursos de graduação como nos técnicos, foram disponibilizados diversos treinamentos e oficinas a todos os professores, a fim de preparar e capacitar os docentes para o momento de adaptação.

Ana Amélia Ritt

Responsável pela produção e realização dos treinamentos, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) atua para qualificar a prática pedagógica dos professores da Univates. Conforme o coordenador do setor, professor Tiago Weizenmann, a disponibilização dos materiais vem ocorrendo desde o início do isolamento. “Na mesma semana em que iniciaram as aulas virtualizadas, disponibilizamos uma cartilha a todos os professores da Instituição. Esse material trazia diversas dicas para que o professor pudesse preparar suas aulas da melhor maneira possível”, salienta.

Além da cartilha, o NAP disponibiliza semanalmente diversas oficinas on-line, que são ministradas pelos próprios professores da Universidade. As atividades abordam diversos temas, desde a criação de conteúdo para a aula on-line até a preparação psicológica do professor em meio ao período de isolamento. “Até agora já realizamos mais de 30 oficinas. Todas contaram com uma adesão considerável dos professores. As oficinas são importantes, pois abordam diversos aspectos fundamentais para o desenvolvimento das aulas que, por conta da situação atual, necessitaram de adaptação”, finaliza Tiago.

Suporte aos professores

Outra frente atuante dentro da Univates durante o período de quarentena é o setor de Educação a Distância (EAD). Além de gerenciar todas as tarefas que englobam o setor, a EAD está atuando para dar suporte aos demais professores da Instituição. Conforme Maurício Severo da Silva, coordenador do setor, a tarefa está sendo feita por meio da criação de canais de comunicação. “Disponibilizamos aos professores da Instituição um ramal e um e-mail específico para centralizar todo suporte durante o período de aulas virtualizadas. Isso nos permite agir de maneira rápida e eficiente”, destaca.

Maurício ainda salienta o auxílio de outros funcionários da Instituição, que durante o afastamento presencial estão unidos à equipe para auxiliar no atendimento. “O trabalho fundamental de suporte ao professor está sendo realizado por 17 pessoas. Além de dois profissionais do nosso setor, contamos com o reforço de cinco pessoas que atuam nos laboratórios da Univates, e neste momento estão podendo auxiliar nessas atividades”, completa.