Odontologia + fotografia = um match que potencializa a aprendizagem

Postado as 29/05/2020 13:17:34

Por Lais Pontin Matos

“Uma imagem vale mais do que mil palavras!" Essa sentença pode fazer sentido para fotógrafos… e também para estudantes de Odontologia! Sabia que o recurso da fotografia é capaz de potencializar o processo de aprendizagem de dentistas em formação? Precisa ver para crer? Então talvez este seja o momento de você dar um superzoom* 🔎 no post de hoje, que traz detalhes a respeito de uma oficina fotográfica odontológica organizada por estudantes e professores da Univates em 2019. Fique de olho 👀 em nossa matéria para não deixar de registrar 📷 nenhuma informação importante:

A ideia 💡

O professor Luiz Alexandre Chisini, um dos idealizadores da atividade, comenta que a ideia de realizar uma oficina fotográfica odontológica surgiu a partir do momento em que os docentes do curso de Odontologia compreenderam que os alunos devem usufruir de uma formação acadêmica abrangente, que contempla formas de aprendizagem que vão muito além das práticas tradicionais e já conhecidas de ensino. "Como professores, passamos a entender que, se incorporarmos novas tecnologias e ferramentas (como a fotografia) em nossas atividades, a chance de conseguirmos formar profissionais com certos diferenciais é muito mais alta”, afirma.

O professor explica que, em 2019, objetivando facilitar os atendimentos clínicos na Clínica de Odontologia Ampliada (COAm), o curso adquiriu uma câmera fotográfica. De acordo com Chisini, com o equipamento em mãos, os estudantes puderam registrar detalhadamente os casos de pacientes e estabelecer uma comunicação mais efetiva com o Laboratório de Prótese Dental. “A oficina também foi pensada para estimular a aprendizagem de nossos acadêmicos. Oferecemos a eles um treinamento para que compreendessem como utilizar o recurso da fotografia durante a realização de atividades clínicas”, relata o docente.

Mãos à obra 💪

Participaram da oficina fotográfica odontológica cerca de 20 alunos que, na época, estavam matriculados no oitavo módulo do curso de Odontologia. Além de Chisini, o professor Victório Poletto Neto também foi responsável pela organização da atividade.

Divulgação/Luiz Alexandre Chisini

Chisini conta que a oficina ocorreu em duas etapas. “Inicialmente, objetivando fazer com que se familiarizassem com o manuseio das câmeras fotográficas profissionais (cedidas por pais, irmãos, amigos e também pelo Laboratório Fotográfico da Univates) e com os diferentes recursos disponíveis nos equipamentos, pedimos para que os alunos tirassem algumas fotografias em ambientes externos da universidade”, relembra o professor. Nesse primeiro momento, a atividade funcionou como uma espécie de treino para a tarefa seguinte.

Na segunda etapa da oficina, Chisini explica que “os estudantes partiram para a realização de fotografias de sorrisos e intraorais”. Essa parte da atividade ocorreu no Laboratório Fotográfico da Univates, localizado no subsolo do Prédio 12.

Os benefícios 🎁

Por meio da realização da atividade, os acadêmicos do curso de Odontologia puderam se familiarizar com alguns princípios gerais da prática fotográfica. “Manuseando as câmeras durante a oficina, diversos estudantes perceberam as possibilidades de uso dos equipamentos profissionais e passaram a utilizá-los também fora da universidade, em situações do dia a dia”, comenta Chisini.

Nathália Braga

De acordo com o professor, em termos acadêmicos e profissionais, a fotografia é uma ferramenta extremamente importante para a documentação odontológica.

O recurso permite o registro dos usuários dos serviços de saúde e favorece a comunicação do dentista com seu usuário. Além disso, podemos utilizar fotografias odontológicas para, por exemplo, realizar planejamentos digitais do sorriso. Assim, torna-se viável planejar reabilitações de forma digital, tendo maior previsibilidade do tratamento final
explica Luiz Alexandre Chisini, um dos idealizadores da oficina fotográfica odontológica

Replay 😍

Chisini comenta que a ideia de ofertar a oficina para alunos dos módulos intermediários do curso de Odontologia está sendo implantada. “Estamos repetindo a atividade com estudantes que atuam na COAm. Essa é uma forma de incentivá-los a utilizar o recurso da fotografia em seus atendimentos”, avalia o docente.

🦷 Em quais áreas profissionais um dentista pode trabalhar?

*Superzoom: recurso disponível em câmeras fotográficas e smartphones, que permite a visualização aumentada da imagem fotografada.