Empresas contribuem para formação de profissionais

Postado as 29/05/2020 13:49:13

Por Bruna Laís Alves

Incentivar a capacitação de funcionários é uma política que gera bons resultados para as empresas. O investimento na formação dos colaboradores contribui para o desenvolvimento de profissionais mais qualificados. Esses talentos revertem para a organização os conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica, aplicando-os no seu trabalho e implementando melhorias em processos e sistemáticas.

Tuane Eggers

Para organizações que desejam auxiliar funcionários nas mensalidades dos seus cursos, a Univates oferece o programa “Incentivo-empresa”. A iniciativa consiste em um termo de convênio no qual a empresa define uma porcentagem de auxílio ao estudante. Parte da mensalidade é emitida diretamente para a organização enquanto o restante é pago pelo aluno. Atualmente, por meio do programa, cerca de 240 estudantes recebem ajuda para estudar tanto em cursos técnicos quanto na graduação. Além disso, outros 35 alunos recebem incentivo para cursar idiomas ou especialização. No total, cerca de 50 empresas aderiram ao termo de convênio.

Há também empresas que auxiliam o colaborador diretamente na folha de pagamento. Esse é o caso da Certel. Atualmente, 21 estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates que trabalham na cooperativa recebem incentivo para estudar.

Além disso, a Certel conta com 45 diplomados pela Univates que atuam em diferentes áreas da empresa. Parte deles também recebeu auxílio durante os estudos. Os estudantes são de diversos cursos, como Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Ciências Contábeis, Direito, Técnico em Telecomunicações, Técnico em Segurança do Trabalho, entre outros.

Docente dos cursos de engenharia da Univates, Juliano Schirmbeck acredita na importância de as empresas auxiliarem financeiramente seus funcionários a estudar, instigando-os a buscar em sala de aula possíveis soluções para problemas da empresa. “O aluno que trabalha e ganha auxílio tem participação muito mais ativa no curso, conseguindo conectar melhor a teoria e a prática na empresa”, afirma.

Elise Bozzetto

De acordo com Daniel Luis Sechi, coordenador de planejamento da Certel, na cooperativa o incentivo para os colaboradores provém de recursos próprios e também de recursos concedidos pelo sistema de cooperativismo Ocergs-Sescoop/RS, sendo um percentual da mensalidade creditado diretamente na folha de pagamento, mediante comprovação mensal.

Segundo ele, o benefício é concedido aos colaboradores que atendem aos requisitos predefinidos e que passam por seleção interna.

Sechi acredita que a qualificação dos funcionários é essencial para todas as empresas. “O estudo e a busca do conhecimento e aperfeiçoamento são fundamentais para aprimorar os processos, para atingir níveis cada vez melhores de resultados e trazer incontáveis melhorias tanto para a empresa quanto para o colaborador que busca crescimento profissional”, explica.

Empresas que desejam auxiliar na mensalidade de seus funcionários por meio do termo de convênio da Univates podem entrar em contato pelo e-mail financeiro@univates.br.