Estudante analisa em seu TCC o comportamento de abandono do consumo de carne e refrigerante

Postado as 05/06/2020 09:23:17

Por Vinicius Mallmann

O abandono do consumo de certos alimentos vem aumentando nos últimos anos, seja por questões de saúde, seja por conscientização. Apesar disso, o tema ainda é pouco abordado em estudos e pesquisas no Brasil. Com base nisso, a estudante do curso de Administração da Univates Ivana Graziele Gregory decidiu realizar, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma pesquisa qualitativa sobre as principais razões que levam as pessoas a abandonar certos alimentos.

Arquivo Pessoal

Intitulado “Comportamento de abandono: um estudo relacionado às categorias de produtos alimentícios”, o trabalho teve a orientação do professor Marlon Dalmoro. “Sempre tive interesse em fazer no meu TCC uma pesquisa sobre algo novo para mim e que também fosse novo para a Instituição. Em conversa com o professor Marlon, ele me apresentou alguns artigos que abordavam esse tema. Em uma busca mais detalhada, percebi que o marketing, ainda hoje, só atua em prol do consumo, analisando apenas as atitudes das pessoas para consumir alguns produtos. No entanto, a não escolha, o abandono e a rejeição sempre estiveram de fora das pesquisas dessa área”, salienta a estudante.

A pesquisa

Com o objetivo de compreender as razões que levam os consumidores a abandonar o consumo de determinadas categorias de produtos alimentícios, Ivana realizou uma pesquisa exploratória qualitativa. Para isso, a estudante entrevistou 15 pessoas que, durante suas vidas, deixaram de consumir carne ou refrigerante. Com os resultados, ela analisou individualmente o comportamento, as razões e as práticas que os entrevistados adotaram para abandonar o consumo desses alimentos.

Como resultado da pesquisa, Ivana verificou que a decisão das pessoas de abandonar determinados alimentos ocorre por questões comportamentais, sendo as principais razões: saúde, bem-estar do animal, questões ambientais e autoquestionamento. Estas, por sua vez, podem configurar aspectos individuais, sociais, ideológicos ou cognitivos.

Os resultados da pesquisa também demonstram que as razões apontadas pelos entrevistados como justificativa do abandono do consumo de carne e refrigerante operam em níveis distintos: algumas em nível pessoal, outras em nível social. Outro ponto que a estudante constatou é que as categorias de produtos alimentícios mais abandonadas são aquelas que correspondem aos produtos de fácil abandono, como, por exemplo, refrigerantes e alimentos ultraprocessados. Consequentemente, as categorias menos abandonadas correspondem aos produtos que estão mais enraizados nos nossos hábitos de consumo, exemplificados na pesquisa pelas carnes e produtos de origem animal.

De maneira geral, isso ocorre em razão de o abandono do refrigerante exigir apenas a troca simples de uma bebida por outra, enquanto que o abandono da carne envolve o rompimento de uma concepção ideológica sobre o que é alimento.

Outros resultados que a estudante ainda apontou:

- o abandono de consumo da categoria de refrigerantes é principalmente justificado em razão da saúde, enquanto que o abandono de consumo da categoria de carnes é evidentemente justificado em razão do bem-estar animal;

- o tempo do abandono de consumo de carne e refrigerante pelos entrevistados aconteceu em um intervalo de tempo que variou entre três meses até sete anos, evidenciando que essa prática pode ocorrer tanto de forma gradual como de forma repentina ou instantânea;

- o comportamento de abandono surgiu à medida que a prática de atividades físicas se tornou frequente na rotina de alguns entrevistados;

- aspectos nutricionais não influenciam apenas na escolha dos alimentos que serão consumidos, mas também na escolha dos que serão abandonados, favorecendo igualmente a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Missão das empresas

No TCC, Ivana ainda destaca a importância de as empresas compreenderem qual o grau de complexidade envolvido no abandono de consumo do produto com o qual elas trabalham. Ao demonstrar interesse em entrar em um determinado mercado, cabe à empresa analisar quais são as barreiras de entrada, as barreiras de saída e a complexidade da relação que existe entre os setores.

Para as empresas que já estão consolidadas em algum mercado, os resultados da pesquisa sugerem que, quando o abandono de consumo for simples e de baixa complexidade, no caso do refrigerante, as organizações olhem para essa implicação como algo que pode ser reconquistado com outro produto. Por outro lado, quando o abandono for difícil e de alta complexidade, essa implicação exige um esforço muito maior por parte das empresas, visto que o abandono não está só no produto, mas também na marca, no estilo de vida e em tudo aquilo que representa aquele produto.

Vestibular recebe inscrições

A Univates está com inscrições abertas para 35 cursos de graduação presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Logo ods-12