Em busca de qualificação profissional, diplomados da Univates realizam nova graduação

Postado as 12/06/2020 09:36:33

Por Vinicius Mallmann

Cursar uma segunda graduação está cada vez mais comum. De modo geral, existem duas grandes razões que levam a essa prática: a vontade de mudar de área e a alternativa de se qualificar para melhorar a posição no mercado de trabalho. Quando se trata de Educação a Distância (EAD), realizar uma graduação se torna ainda mais popular. No Polo Univates EAD de Arroio do Meio, três estudantes estão vivenciando essa experiência. Débora Stevens, Letícia Scheid e Michel Batisti Valgoi buscam na qualificação profissional um gancho para melhorar suas perspectivas no mercado de trabalho.

Após finalizar sua primeira graduação em 2013, Débora Stevens desenvolveu com o tempo o desejo de ingressar na área de administração. Em 2018 a diplomada em Química Industrial resolveu voltar à Univates e ingressar no curso de Processos Gerenciais na modalidade a distância. Não satisfeita e em busca de fortalecer o desenvolvimento humano, Débora recebeu seu segundo diploma e já no início deste ano partiu para uma nova formação, dessa vez em Gestão de Recursos Humanos.

Débora conta que, no início das aulas EAD, encontrou dificuldades para se adaptar à modalidade de ensino. “Era bem diferente da aula presencial, à qual eu estava acostumada. Mas, com o passar do tempo, fui me adaptando e ficou mais fácil de assimilar”. Sobre a escolha pela Univates, Débora reitera o acolhimento da Instituição. “Sempre fui bem atendida na Univates, tanto na época em que estudava presencialmente quanto no polo de Arroio do Meio. Posso dizer que me sinto em casa”, finaliza a estudante.

Outro exemplo vem do diplomado Michel Batisti Valgoi. Graduado em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, o agora estudante de Administração conta que na busca de aperfeiçoamento profissional decidiu ingressar novamente no Ensino Superior. “Precisamos nos atualizar todos os dias, e para isso o estudo é fundamental. Pude aproveitar algumas disciplinas que tive na minha primeira graduação e assim garantir mais um diploma e mais aprendizado. A EAD nos permite ter horários de estudo flexíveis, dispondo de todo material didático e com professores e tutores nos auxiliando”, salienta o estudante.

Estudos que se complementam

Arquivo Pessoal

Diferente de Débora e Michel, Letícia Scheid busca o diploma em dois cursos ao mesmo tempo. Cursando Gestão Financeira e Processos Gerenciais, a estudante conta que buscou na EAD a possibilidade de se qualificar e criar novas oportunidades. “A modalidade a distância nos proporciona maior comodidade. Escolhi, na verdade, dois cursos que têm a grade curricular muito parecida. Acredito que um complementa o outro na questão do ensino, e é isso que procuro no momento”, conta a estudante.

Apesar de iniciar a graduação de forma presencial, Letícia comenta que a migração para as aulas a distância aconteceu tranquilamente. “Estou conseguindo lidar muito bem. Optei por ir para a EAD pela comodidade e por finalizar o curso mais rapidamente, sabendo que o ensino seria com a mesma qualidade do curso presencial”, finaliza a estudante.

Inscrições abertas

A Univates está com processo seletivo aberto para a modalidade EAD. Ao todo, 19 cursos de graduação a distância estão sendo oferecidos pela Instituição. A Universidade tem polos EAD nas cidades de Alvorada, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé, Ibirubá, Lajeado (polo matriz), Porto Alegre, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires e Veranópolis.

Interessados podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em univates.br/ead. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.Outras opções para concorrer a uma vaga são com a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o histórico escolar de instituição de Ensino Superior ou com a nota de processos seletivos anteriores da Univates.

Mais informações sobre cursos e provas podem ser obtidas pelo e-mail ead@univates.br