Elise Bozzetto

Biomédicos: antes do tratamento, o diagnóstico

Postado as 15/06/2020 08:49:30

Por Júlia Amaral

Conforme o Conselho Regional de Biomedicina da 5ª Região do Rio Grande do Sul (CRBM - 5), a habilitação para a qual os profissionais graduados em biomedicina mais recorrem é em Patologia Clínicas (Análises Clínicas). A professora e coordenadora dos estágios do curso de biomedicina da Univates, Gabriela Kniphoff da Silva Lawisch, diz que o número de biomédicos está crescendo no Brasil, mas essa ainda é uma profissão nova em relação às outras profissões da área da saúde, o que faz com que os biomédicos consigam boas colocações no mercado de trabalho. Ultimamente, os biomédicos têm ganho destaque por sua importante função durante a pandemia do novo Coronavírus: são eles os responsáveis pela análise do diagnóstico dos pacientes com suspeita de Covid-19.

A professora Gabriela explica que é justamente na função de análises clínicas que o biomédico realiza atividades como os testes de biologia molecular feitos com o novo Coronavírus. Além disso, a atuação compreende exames de sangue e urina, testes de triagem - como pré e neonatal em clínicas de reprodução -, testes de histocompatibilidade como os casos de transplante, e exames de imagem como a ressonância magnética, tomografia computadorizada e radiologia. Foi essa ampla gama de habilitações que chamou a atenção da biomédica Thaís Dornelles, diplomada pela Univates em 2015.

Acervo pessoal de Thaís Dornelles

Logo depois que se formou, Thaís teve a oportunidade de trabalhar em um hospital, uma experiência desafiadora, mas que lhe trouxe muitos conhecimentos e amadurecimento profissional. Hoje ela trabalha em um hospital de Itapema, em Santa Catarina. Para ela, trabalhar em diagnóstico é motivador. “Sei da importância de um exame para o correto tratamento do paciente. O médico, na maioria dos casos, avalia o paciente e conforme for sua sintomatologia vai solicitar os exames, e com base nos resultados que eu liberar, ele vai dar sequência no correto tratamento deste paciente”, afirma.

“Muitas vezes nossa profissão fica ocultada e o paciente nem sabe quem está por trás de todo processo. Mas só o fato de eu saber que contribui para seu tratamento, para que ele fique bem, me deixa imensamente feliz e realizada”, completa. Durante a pandemia, na rotina de emergência, Thaís realiza os exames complementares que ajudam a confirmar a suspeita da contaminação por Covid-19. Os trabalhos se intensificaram e são ainda mais desafiadores. Quem está começando a trabalhar na área agora, também percebe as dificuldades de trabalhar no diagnóstico de um microorganismo, como o novo coronavírus, mas não se deixam abalar por isso.

“Mesmo com as dificuldades, é muito gratificante saber que estamos ajudando a população, fornecendo um diagnóstico em um curto período de tempo, possibilitando assim o isolamento mais rápido e prevenindo a contaminação de outras pessoas”, diz a estudante de biomedicina da Univates Ana Camini. Atualmente, ela trabalha no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Univates. Além disso, desde 2016, ela trabalha no laboratório de Anatomia Humana da Univates, e desde 2017, atua como voluntária de Iniciação Científica no projeto de pesquisa "Aplicação de marcadores moleculares no estudo da saúde reprodutiva animal e humana", coordenado pelo Prof. Dr. Ivan Cunha Bustamante Filho.

Elise Bozzetto

“Durante a graduação, pude de fato reconhecer a área da biologia e genética molecular como minha ‘paixão’. Mas além deste campo, o contato com a Anatomia Humana também me despertou amor pela área, fazendo assim com que eu, após formada, siga para uma destas duas áreas”, conta.

Assim como para Thaís, a paixão em trabalhar com diagnóstico está na possibilidade de poder ajudar do tratamento ou prevenção de doenças.

Vestibular com inscrições abertas

Os curso de biomedicina da Univates está com inscrições abertas. Ao todo, a Instituição oferece 35 cursos de graduação presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Logo ods-3