Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Diplomada da Univates tem trabalho aprovado no periódico Journal of Global Fashion Marketing

Postado as 16/06/2020 14:05:55

Por Lucas George Wendt

Divulgação

Tudo começou com uma pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Demonstração do pertencimento do povo gaúcho através do consumo de moda contemporânea”. A autora do trabalho é Raquel Hauschild, diplomada em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

A pesquisa que Raquel desenvolveu para a obtenção do título de bacharel e conclusão do curso se tornou a base a partir da qual, mais recentemente, o trabalho foi expandido e adaptado para a publicação em uma revista de renome internacional na área do Marketing de Moda — o Journal of Global Fashion Marketing. “Destacamos a possibilidade de preservar as tradições, mas igualmente a necessidade de ajustes para adequar, por exemplo, as discussões sobre gênero na sociedade atual, que acabam por não estar corretamente representadas por aquelas tradições”, diz a estudante. “Quando o trabalho foi aceito para publicação no Journal fiquei muito feliz, pois esse era o reconhecimento da minha pesquisa e, é claro, também do trabalho do professor Marlon e das outras pessoas envolvidas”, comemora. 

Além do aceite da publicação do artigo “Tradition preservation through fashion consumption: contemporary clothes on gaucho traditionalist culture on the South of Brazil” em um periódico internacional especializado em conjunto com outros pesquisadores, a diplomada seguiu expandindo e estabelecendo relações do seu objeto de pesquisa com novos contextos. Com isso publicou um segundo artigo na revista científica Destaques Acadêmicos da Univates e um terceiro trabalho foi apresentado pelo orientador de seu TCC e parceiro na pesquisa — professor doutor Marlon Dalmoro —, num evento da área.  O trabalho final do curso de Administração também está publicado, disponibilizado digitalmente na Biblioteca da Univates. 

Envolvimento com a pesquisa

O professor Marlon Dalmoro foi o responsável por acompanhar a acadêmica durante o seu percurso na finalização do curso. Ele atua no Centro de Gestão Organizacional (CGO) e pesquisa marketing, dinâmicas socioculturais de consumo e sustentabilidade. O estímulo para Raquel seguir trabalhando com a temática de sua pesquisa foi, também, dele. 

Quando questionada sobre suas relações com a cultura gaúcha e o início do TCC, apresentado em junho de 2017 e que motivaram os trabalhos subsequentes, Raquel lembra. “Começamos a debater sobre o que me instigava na cultura gaúcha, e citei a questão da indumentária. Fizemos o link, também, sobre o consumo de produtos ligados à cultura gaúcha. A partir daí começamos a refinar o objeto de pesquisa”. De início ela aponta que representou um grande desafio tomar contato com a área e tratar de temas como identidade cultural, hibridismo cultural e moda contemporânea. 

“O objetivo da pesquisa era, principalmente, analisar como o sentimento de pertencimento do povo gaúcho é mediado por objetos simbólicos ligados à moda contemporânea. Como o pertencimento às tradições gaúchas estimula o consumo de peças de moda contemporânea”, diz ela.

Em relação ao TCC, Raquel percebeu, por meio da pesquisa, que contou com entrevistas, que é possível fazer demonstrações do pertencimento à cultura gaúcha por meio do uso de roupas e acessórios contemporâneos, mas que isso é pouco disseminado — sendo prevalente em pessoas não ligadas a movimentos culturais, tais como o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). “Já as pessoas que são vinculadas aos movimentos entendem que existem outros meios mais tradicionais para a demonstração de pertencimento à cultura gaúcha”, enfatiza.

Para ela, os direcionamentos realizados a partir da sua pesquisa de TCC são a prova de que trabalhos de conclusão de curso não precisam ser feitos apenas como etapa protocolar da passagem pela academia. “É muito mais do que isso. É uma oportunidade muito boa para pesquisarmos mais sobre algum assunto que gostamos ou então nos dedicarmos a algo novo, explorar novos assuntos e nos desafiarmos. E mesmo depois da formatura eles podem gerar frutos…”, conclui. 

Vestibular com inscrições abertas

Os cursos de Administração e Administração de Empresas da Univates estão com inscrições abertas. Ao todo, a Instituição oferece 35 cursos de graduação presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. 

Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em www.univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em www.univates.br/startunivates.