Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto de extensão da Univates disponibiliza materiais para estudos sobre Astronomia

Postado as 23/06/2020 13:13:12

Por Júlia Amaral

Mesmo com a impossibilidade de abrir o planetário da Univates para visitação, professores e bolsistas do projeto Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos estão próximos dos alunos da educação básica e de seus professores. Isso porque estão sendo produzidos materiais on-line, como vídeos disponibilizados no YouTube, para serem um apoio para os estudos astronômicos no período de isolamento social. São cerca de 450 contatos do Programa de Extensão Ciências Exatas e Engenharia, que recebem o material em escolas dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Serra e região Metropolitana do Estado. 

Lucas George Wendt

 

Inicialmente, e com parceria de outros planetários, foi feita a coleta de materiais sobre o assunto que estão disponíveis na internet, que posteriormente foram encaminhados para as escolas parceiras. “Aos poucos iniciamos nossa própria produção de materiais de vídeos que retratam um pouco das atividades que desenvolvemos de forma presencial, tanto no planetário como em atividades prévias ou posteriores à sessão, envolvendo o tema astronomia. Neste processo os bolsistas são fundamentais, pois são eles os criadores de conteúdo”, conta a professora Andréia Spessatto de Maman, coordenadora do projeto.

Já foram produzidos três vídeos de autoria da Univates, todos estão disponíveis no YouTube. O planetário tem realizado também uma oficina on-line de forma síncrona aberta a todos os interessados. Conforme a professora Andréia, a pedido das escolas que participaram da primeira oficina, os trabalhos devem acontecer novamente, em data que ainda será divulgada. As oficinas e o material produzido têm como público-alvo principalmente os alunos da educação básica. No entanto, como astronomia é um tema interdisciplinar, os materiais podem ser acessados a qualquer público da comunidade em geral. 

Para Andréia, essas ações são relevantes pois continuam proporcionando momentos de estudo, conhecimento e divulgação científica na área da astronomia, não distanciando os estudantes e professores do planetário. “Embora o espaço físico não esteja sendo visitado, o conhecimento está chegando a eles de alguma forma. Temos muitas formas e caminhos para o aprender, e os vídeos produzidos e as oficinas virtuais neste momento estão sendo uma possibilidade”, afirma. 

Link  dos vídeos produzidos: https://www.youtube.com/watch?v=HLEIY7jFJhA&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=iMHnQu9QfvM&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=qHREWAAF9Ss&feature=youtu.be

Logo ods-4