Mudanças que resultam na realização de sonhos

Postado as 26/06/2020 14:27:18

Por Vinicius Mallmann

Seja por conta do tempo perdido no trajeto entre casa, universidade e trabalho, seja por nova oportunidade de emprego ou pela busca de qualidade de vida, muitas pessoas desejam, e até precisam, mudar de cidade. Diversos são os exemplos de pessoas que abriram mão de seus lares em outras cidades para tentar novas conquistas na região do Vale do Taquari. Um desses exemplos é o estudante da Univates Leandro Ferraz, matriculado no curso de Logística na modalidade de Educação a Distância (EAD). Nascido e criado em uma família humilde na cidade de Viamão, região Metropolitana de Porto Alegre, em 2010 Leandro deixou a residência em que morava com seus pais para buscar uma melhor qualidade de vida na cidade de Lajeado.

Arquivo Pessoal

Durante os primeiros meses, Ferraz morou com sua irmã, que já residia no município e foi a principal responsável pela mudança em sua vida. “Minha irmã veio morar com seu namorado aqui em Lajeado. Ela sempre comentava que aqui era uma região com muitas oportunidades, tanto pessoais quanto profissionais. Foi então que, junto com meu irmão, resolvi me mudar para cá”, conta.

Em busca de emprego, Leandro andou pelo município entregando currículos, momento em que teve seu primeiro contato com a Univates. “Logo nos primeiros dias fui com meu irmão entregar currículos. Em uma tarde passamos pela Univates. Foi paixão à primeira vista, fiquei encantado com toda a estrutura da Instituição na época. A partir daquele momento decidi que um dia estudaria e me formaria aqui”, destaca.

Volta aos estudos

Um tempo depois, Leandro casou e se mudou para a cidade de Estrela para morar com sua esposa e seus dois filhos. Em 2017, trabalhando como operador de máquinas no turno da noite, ele decidiu ocupar com os estudos o período em que estava em casa. “Pela necessidade de ajudar minha mãe nas tarefas de casa, eu só havia completado a quarta série do Ensino Fundamental. Sempre tive o desejo de pelo menos completar o Ensino Fundamental, e vi que aquele era o momento. No início de 2017 comecei a ver videoaulas na internet e decidi me inscrever na prova do Ensino Fundamental do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Era um grande desafio para mim, estava há muito tempo sem estudar, o que dificultava bastante”, salienta.

Semanas após realizar a prova, o estudante recebeu o resultado: havia sido aprovado. A partir daquele momento, Leandro conta que estava decidido a ir mais longe. Aprofundou ainda mais seu conhecimento, e prestou novamente a prova em 2018, desta vez em busca do seu diploma no Ensino Médio. “Quando recebi o resultado de que havia sido aprovado no Ensino Fundamental, percebi que tinha condições de ir mais longe. Continuei me dedicando aos estudos, e em 2018 prestei novamente o Encceja, dessa vez para garantir meu diploma do Ensino Médio. Graças a muito estudo e dedicação fui aprovado. Fiquei muito feliz pela minha conquista”, conta.

Ingresso no Ensino Superior

Mesmo tendo conquistado seu principal objetivo até o momento, Leandro sentia que ainda podia ir mais longe. Um dia, durante o trabalho, ouviu em uma propaganda no rádio que a Univates estava com processo seletivo aberto. No dia seguinte, ele ligou para o polo de Estrela para agendar sua prova. Aprovado, Leandro iniciou, em 2019, sua graduação no curso de Logística, escolha feita por conta da sua área de atuação.

Arquivo Pessoal

Para o estudante, um dos momentos que mais marcaram sua vida foi o dia em que conheceu a Univates. “Recebi um e-mail sobre um encontro com os estudantes EAD, no começo deste ano. Fiquei muito animado. Por desatenção, acabei indo um dia antes, e mesmo assim o pessoal me recepcionou muito bem. Naquele dia me apresentaram toda a estrutura da Instituição, me senti em casa. É muito bacana o modo como a Univates acolhe seus estudantes. Não há nenhuma distinção entre um aluno que cursa o ensino presencial e o que cursa EAD. Isso mostra o trabalho sério e competente da Universidade”, ressalta.

Mesmo já conhecendo grande parte da estrutura da Universidade, Leandro decidiu participar do encontro para conhecer seus colegas. “Eu queria conhecer pessoalmente os colegas com quem eu estudo. Adorei a programação do Encontrão. parecia que aquele dia não precisava acabar. Quando vi as fotos dos formandos no Teatro Univates, eu pensei: ‘é aqui que eu quero me formar’”, finaliza o estudante.

Inscrições abertas

A Univates está com processo seletivo aberto para a modalidade EAD. Além do curso de Logistica, a Instituição oferece outros 18 cursos de Ensino Superior a distância. A Universidade tem polos EAD nas cidades de Alvorada, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé, Ibirubá, Lajeado (polo matriz), Porto Alegre, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires e Veranópolis.

Interessados podem se inscrever de forma gratuita para o vestibular, que está sendo realizado de forma on-line em univates.br/ead. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Outras opções para concorrer a uma vaga são via nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o histórico escolar de instituição de Ensino Superior ou com a nota de processos seletivos anteriores da Univates.

Mais informações sobre cursos e provas podem ser obtidas pelo e-mail ead@univates.br