Trabalho de estudante da Univates revela que a restauração ecológica natural de áreas ribeirinhas tem resultado somente com controle de espécies invasoras

Postado as 01/07/2020 09:22:51

Por Júlia Amaral

Chuva de sementes é o termo utilizado para se referir à quantidade de sementes que chegam ao solo por meio de diferentes formas de dispersão: pelo vento, pelos mecanismos da própria planta ou por animais. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Amanda Dutra, do curso de Ciências Biológicas da Univates, teve como principal objetivo verificar se a chuva de sementes em áreas degradadas nas margens do rio Forqueta teria potencial para a regeneração natural da cobertura vegetal. A regeneração das áreas ribeirinhas está diretamente relacionada ao bem-estar da população humana e à proteção do solo, pois elas têm a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica do leito e das margens dos rios e a biodiversidade.

O trabalho, orientado pela professora Dra. Elisete Maria de Freitas e intitulado “Caracterização da chuva de sementes em áreas de floresta ribeirinha degradada no sul do Brasil”, revela que a chuva de sementes, com as características analisadas nas áreas do estudo, não seria capaz de promover a recuperação da cobertura vegetal. Isso se deve à abundância de sementes de espécies exóticas invasoras e à ausência de sementes de espécies arbóreas nativas na chuva de sementes. “Os resultados observados permitem inferir, a partir da chuva de sementes, que o processo de regeneração natural apresentará resultado somente em longo prazo nas áreas em que o estudo foi feito”, explica Amanda. Conforme a pesquisa, a invasão de espécies exóticas compromete, em sua maioria, a sucessão ecológica, pois ambientes degradados são propícios à invasão dessas espécies, dificultando o desenvolvimento de espécies nativas.

Acervo pessoal de Amanda

Coletores

Coletores de semente

Segunda Amanda, o estudo foi feito para analisar a capacidade de regeneração da mata ciliar, pois a recuperação dessas áreas muitas vezes depende de intervenções que permitem acelerar o processo de restauração ecológica. Para chegar a essa conclusão, Amanda avaliou a diversidade de sementes dispersadas em três áreas na margem do rio Forqueta, localizadas nos municípios de Travesseiro e Marques de Souza. Para o estudo, foram instalados 10 coletores de 1 m² em cada área e quinzenalmente foi realizada a coleta das sementes que caíram na armadilha para posterior quantificação e identificação. Nesse processo, foram coletadas 3.163 sementes de plantas nativas e 2.988 de plantas exóticas, sendo que as áreas diferiram entre si mas apresentaram semelhança entre os coletores quando pertencentes às mesmas áreas.

O trabalho realizado por Amanda está vinculado ao curso de Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates.

A ideia do estudo surgiu a partir das constantes observações feitas por técnicos da área ambiental sobre a sucessão natural. Alguns defendiam a possibilidade de que a cobertura vegetal das margens do rio Taquari poderia se regenerar naturalmente, se isoladas de qualquer ação humana. Essa é a grande importância do estudo, pois os resultados evidenciam a necessidade de ações que garantam o sucesso na restauração da vegetação das áreas degradadas nas margens de rios e arroios do Vale do Taquari
conta a professora Dra. Elisete Maria de Freitas.

Acervo pessoal de Amanda

Amanda Dutra

A partir do trabalho foi possível saber que a sucessão natural pode favorecer a recuperação da vegetação em algumas áreas, dependendo do tipo de comunidade vegetal que existe nas proximidades, mas deve ser acompanhada do controle das plantas invasoras.

O trabalho de Amanda foi desenvolvido no Laboratório de Botânica da Univates, onde ela também fez um dos estágios obrigatórios do curso de graduação. Atualmente ela trabalha na área de consultoria e licenciamento ambiental e como bolsista do projeto INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos da Univates. “Minha sugestão para os alunos que estão indecisos sobre o tema do TCC é que escolham um assunto que contribua para seu crescimento pessoal, profissional e que supere seus limites. E, principalmente, que escolham um orientador que os motive a continuar, independentemente dos obstáculos que surgirão durante o estudo, como foi meu caso”, conclui.

Inscrições abertas

Os cursos de graduação oferecidos pela Univates estão com inscrições abertas. Para participar, os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Logo ods-15