Univates recebe inscrições para os cursos de mestrado e doutorado

Postado as 03/07/2020 13:21:41

Por Vinicius Mallmann

Elise Bozzetto

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições em quatro de seus programas de pós-graduação stricto sensu. As vagas são para o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), mestrado e o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino). Já o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) está recebendo inscrições no doutorado por meio de processo seletivo complementar.

As aulas do regime intensivo acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, nos meses de janeiro e julho, e as do regime regular são realizadas em sextas-feiras à noite e sábados de manhã, durante todo o ano.

Devido às recomendações dos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), os processos de seleção para os PPGs tiveram algumas modificações:

- O envio dos documentos, agora, deve ser feito por e-mail, e não por correio como nos processos anteriores. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail do programa selecionado: ppgbiotec@univates.br, ppgece@univates.br ou ppgensino@univates.br;

- Outra alteração é no sistema de seleção do PPGBiotec e PPGSAS, com a suspensão da etapa de entrevista. No PPGECE e PPGEnsino as entrevistas continuam normalmente, por meio de videoconferência.

As inscrições devem ser realizadas no site de cada programa, em univates.br/mestrado-e-doutorado, até as datas informadas abaixo. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Pós-Graduação, pelo e-mail sec.propex@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7058.

Conheça os programas

Tuane Eggers

Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências Exatas (PPGECE)

O PPGECE, que oferece 18 vagas de mestrado e 10 de doutorado, recebe inscrições até dia 28 de agosto. O programa busca formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas por meio de tecnologias e novos olhares sobre a educação, ampliando os espaços de investigação e de produção de conhecimentos na área do ensino de Ciências Exatas.

Tuane Eggers

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino)

Até 28 de agosto interessados podem se inscrever no processo seletivo do PPGEnsino. Estão sendo disponibilizadas 12 vagas de doutorado e 20 de mestrado. A proposta do mestrado e do doutorado em Ensino é pensar a formação docente, além de problematizar, redimensionar e reconstruir a educação enquanto um processo, acarretando impacto no campo científico e tecnológico do País.

Tuane Eggers

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)

O PPGBiotec está com inscrições abertas para o processo seletivo complementar, que oferece cinco vagas para o doutorado. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho. O programa concentra-se nas áreas de Biotecnologia Agroalimentar, com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos, e de Biotecnologia em Saúde, com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Micro-organismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.

Tuane Eggers

Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)

Interessados em realizar Mestrado Profissional no PPPGSAS podem se inscrever até o dia 6 de novembro. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 30 vagas. A proposta do programa é formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva.