Curso técnico abre portas para o empreendedorismo na região

Postado as 06/07/2020 13:51:43

Por Leonardo Seibel

Em 2012, quando começou a atuar como Jovem Aprendiz em uma empresa na cidade de Cruzeiro do Sul, o agora diplomado no curso Técnico em Segurança do Trabalho da Universidade do Vale do Taquari - Univates Guilherme Luis Welter dava seus primeiros passos na área do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). Após ser efetivado em 2014, Guilherme continuou desempenhando funções nessa área, o que fez com que a afinidade crescesse.

Em 2014 Guilherme ingressou no curso técnico da Univates e, com as aulas, viu seu desempenho profissional aumentar ainda mais. “O curso ofereceu excelentes disciplinas, que foram fundamentais para meu crescimento. Por eu ter tido a oportunidade de atuar na área, consegui fazer a junção da parte teórica das aulas e a prática na empresa, o que facilitou minhas atividades do dia a dia, e adquiri ótima experiência para buscar novos projetos e objetivos”, explica.

Divulgação

Já em 2018, dois anos após sua formatura, Guilherme deu início a um novo projeto: abrir sua própria empresa, a Inova Treinamentos, que realiza assessorias e treinamentos de saúde e segurança do trabalho, a fim de auxiliar empresas dos Vales do Taquari e Rio Pardo na promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Ele conta que a ideia de abrir sua própria empresa surgiu ainda durante o curso, quando fez visitas técnicas e treinamentos em diversas empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Durante a vida temos que ter metas e objetivos. Eu não queria cair na comodidade, então decidi dar esse passo adiante, que eu sabia que seria um caminho difícil, mas com empenho e dedicação tem dado certo”, revela.

O diplomado também destaca as vivências em sala de aula como pontos cruciais no seu desenvolvimento. “O curso Técnico em Segurança do Trabalho tem disciplinas e professores excelentes, o que me deu a oportunidade de aprender muito sobre a área. Destaco também a disciplina de Empreendedorismo, que ajudou a entender a parte administrativa, o que me auxiliou muito na criação da Inova”, completa.

Técnico em Segurança do Trabalho recebe inscrições na Univates

O Técnico em Segurança do Trabalho é uma das 23 opções de cursos técnicos oferecidas pelo Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates para o segundo semestre deste ano. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 9 9626-2043.

Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas para receber o diploma de técnico o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio. Mais informações podem ser obtidas com o CEP, pelo e-mail cep@univates.br.