Cursos de Medicina e Odontologia seguem metodologia específica de acesso aos locais de atividades práticas

Postado as 08/07/2020 15:11:15

Por Nicole Morás

O retorno das atividades práticas dos cursos de Medicina e Odontologia da Univates tem seguido uma metodologia específica para acesso aos locais onde são realizadas as atividades de estágio e de assistência em saúde. Trata-se de um vestiário por meio do qual os estudantes acessam o Ambulatório de Especialidades Médicas e a Clínica de Odontologia Ampliada, havendo um acesso à parte externa e outro ao interior da construção. Nesse ambiente os estudantes trocam as vestimentas por roupas específicas para o atendimento e também se paramentam com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como as máscaras e aventais.

Lucas George Wendt

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia, Maurício Fernando Nunes Teixeira, essa prática diminui a possibilidade de os estudantes levarem qualquer contaminação para casa, da mesma forma que evita que roupas potencialmente contaminadas sejam utilizadas nos espaços de saúde.

“Além dessa ação, os atendimentos estão sendo realizados por grupos bastante reduzidos, respeitando a capacidade dos ambientes para que sejam cumpridas as medidas de distanciamento social e os procedimentos realizados respeitam as determinações das portarias do Estado”, afirma.

A coordenadora do Ambulatório de Especialidades Médicas, enfermeira Marcele Brandelli, acrescenta que, além da sala de cuidados, com vestiários e armários para a guarda de pertences, as atividades são realizadas com base no que preconiza a Norma Reguladora 32 (NR32), que são diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção para a segurança e a saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Após os atendimentos, os EPIs são descartados em lixo infectante.

Acervo pessoal de Kátia

Para a estudante do curso de Odontologia Kátia Schuh, a pandemia provocou reflexão sobre a importância do uso dos EPIs. “Sabendo que na nossa profissão temos contato muito próximo com as pessoas, no início fiquei um pouco apreensiva e receosa em retornar às atividades clínicas. Por outro lado, estava com muita saudade dos atendimentos, da relação com os usuários, colegas e professores e do ambiente clínico. Hoje, utilizando todos os EPIs e entendendo que muitas pessoas precisam dos atendimentos, fico mais tranquila em relação a isso e tenho tomado todas as medidas de prevenção possíveis”, explica.

Além dessas medidas para as atividades dos estudantes nos espaços de saúde, é realizada a termometria dos pacientes antes das consultas e outras medidas previstas no protocolo de acesso e permanência no campus da Univates, que visam a preservar a saúde dos estudantes e dos pacientes atendidos.