Professora e alunos do curso de Medicina publicam artigo em periódico internacional

Postado as 13/07/2020 10:26:50

Por Júlia Amaral

O zumbido, assunto importante na área da otorrinolaringologia, é um sintoma de alta prevalência na população mundial, existindo diferentes motivos que podem ocasioná-lo. Identificar os subtipos de zumbido, sua causa e uma visão geral das condições clínicas associadas ao sintoma foi tema do artigo “Classification of Tinnitus - Multiple Causes with the Same Name”, produzido pela professora do curso de Medicina da Univates Claudia Coelho e pelos alunos Roberto Santos e Kadja Ferraz Campara, em parceria com o professor Richard Tyler, da University of Iowa, publicado na Otolaryngologic Clinics of North America, periódico internacional que tem fator de impacto de 1.791.

Divulgação

Conforme explica a professora, cerca de 15% a 25% da população, dependendo do estudo epidemiológico, sofre com o zumbido. O trabalho publicado disserta sobre a maior parte das causas para esse sintoma e a sua aplicação clínica, tornando-se um importante conteúdo para os médicos otorrinolaringologistas, clínicos gerais, neurologistas e demais profissionais da área da saúde. “O artigo apresenta uma breve revisão daquele zumbido que é aumentado, ou seja, modulado ou até ocasionado por alterações musculares”, afirma Claudia.

Existem diferentes maneiras de fazer a subtipagem de pacientes com zumbido, sendo estudadas para o artigo as alterações na via auditiva. Os tipos de perda auditiva por ser condutiva ou neurossensorial.

Em alguns pacientes, além da alteração auditiva, também há comprometimento do sistema vestibular. Então, eles são classificados também por isso, são subtipados, pois, além de problemas auditivos, os pacientes podem ter problema no labirinto
Professora Claudia Coelho

Além disso, o artigo aponta 23 causas para os sintomas, entre elas o zumbido metabólico, que pode ser causado por alteração no metabolismo, como hipotireoidismo, diabetes tipo II, anemia e falta de vitaminas e minerais.

“A University of Iowa é um centro de referência mundial, bem como o professor Tyler. Então essa publicação só nos traz benefícios, pois faz parte de uma linha de pesquisa que eu pretendo seguir, especialmente agora, com o Mestrado em Ciências Médicas da Univates”, conta a professora. Conforme a docente, o objetivo é fazer com que o Ambulatório de Especialidades Médicas da Univates se torne referência mundial no estudo do zumbido

Acervo pessoal

Foto de arquivo

Aluno de Medicina da Univates, Roberto conta que se envolveu com o trabalho pois é bolsista em um projeto de pesquisa da professora Claudia que também trata sobre zumbido. Foi por essa parceria que ele e Kadja tiveram a oportunidade de apresentar uma aula na University of Iowa no ano passado. A aproximação com a universidade norte-americana é fruto dos trabalhos da professora, que fez doutorado sanduíche na instituição, o que abriu as portas para que ela se tornasse pesquisadora do serviço de otorrinolaringologia.

“Publicar o artigo é uma grande oportunidade, porque essa é uma das principais revistas de otorrinolaringologia do mundo e com certeza uma das revistas de referência na área de medicina. Então, para dois estudantes participarem de uma publicação internacional dessa magnitude representa muito”, ressalta Roberto.