Atividade realizada em curso técnico coloca estudantes em diferentes papéis de um júri

Postado as 15/07/2020 10:45:15

Por Leonardo Seibel

Considerando a virtualização das aulas desde o início do semestre de 2020A,  por conta da pandemia de coronavírus, os professores têm sido desafiados a experimentar diferentes metodologias e tecnologias. Na disciplina Introdução ao Direito, do curso Técnico em Serviços Jurídicos da Univates, foi realizado um júri simulado, possibilitando aos estudantes a simulação de um tribunal judiciário para discutir sobre uma determinada situação.

Nicole Morás

O tema escolhido como réu e posto a julgamento foi o isolamento social, tendo alguns alunos exercido a função de defender o isolamento social enquanto outros o acusavam. Os componentes dessa atividade foram a juíza - a professora Mara Ahlert, que conduziu a atividade -, duas vítimas, advogados de acusação, duas testemunhas, uma de defesa e outra de acusação, o réu, advogados de defesa e cinco jurados compondo o júri popular.

Após a formação dos grupos foram realizadas pesquisas prévias sobre o tema, possibilitando que cada grupo pudesse formar sua estratégia. No dia da audiência, por meio do Google Meet, ocorreu a oitiva de vítimas e das testemunhas de defesa e de acusação, e os advogados de defesa e de acusação se manifestaram expondo suas argumentações.

Ao final da atividade, após as manifestações, a réplica e a tréplica, ocorreu o julgamento, que foi a tarefa atribuída aos cinco jurados, que responderam a quatro quesitos de forma imparcial e sigilosa e enviaram as suas respostas diretamente para a professora que conduziu a atividade.

Divulgação

A estudante Bianca Luiza Welter conta que ficou muito empolgada com a atividade, que exigiu, além de muito preparo, o senso de improviso, habilidade necessária diante de um júri. Ela interpretou o papel de vítima durante a atividade. “Realmente me senti em um júri de verdade, adorei essa parte. Vivenciar nosso personagem e, a partir disso, defender nossa opinião, foi realmente muito estimulante e ao mesmo tempo didático. Na atividade pude entender o papel de cada um no funcionamento do tribunal e como o julgamento acontece”, explica. A aluna também destaca a seriedade de todos os colegas ao realizar a tarefa. “Todos se empenharam em estudar sobre o que iriam retratar, mantiveram uma postura condizente, foi realmente formidável”, completa Bianca.

O estudante Peterson Amorim revela que também se sentiu em um júri real. “Gostei do fato de podermos nos caracterizar de acordo com o momento, bem como termos o conhecimenmto de como as coisas funcionam num Tribunal”, relata.

Conforme a professora Mara, a experiência possibilitou a realização de inúmeras operações de pensamento, como defesa de ideias, argumentação, julgamento e tomada de decisão, dando a cada um dos participantes um papel de grande importância na atividade.

Cursos técnicos recebem inscrições

O Técnico em Serviços Jurídicos é uma das 23 opções de cursos técnicos oferecidas pelo Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates para o segundo semestre deste ano. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 9 9626-2043.

Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas para receber o diploma de técnico o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio. Mais informações podem ser obtidas com o CEP, pelo e-mail cep@univates.br.