Estudante da Univates pesquisa a viabilidade financeira para implantação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Estrela

Postado as 21/07/2020 13:57:54

Por Lais Pontin Matos

O estudo de viabilidade financeira para implantação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Estrela pautou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Éderson Luiz Hilário Sanhudo, graduado em Administração de Empresas pela Univates. A pesquisa objetivou identificar as principais tendências e oportunidades de negócios no ramo cervejeiro no Vale do Taquari.

Nicole Morás

Sanhudo relata que o universo cervejeiro sempre despertou seu interesse. “Eu e meu primo Carlos já produzíamos cerveja por hobby. Inicialmente, recebíamos encomendas apenas de familiares e amigos mais próximos, mas, com o passar do tempo, nosso negócio foi crescendo. Conversávamos rotineiramente sobre as tendências e as oportunidades de negócios na área. Quando precisei escolher um tema para meu TCC, não tive dúvida de que iria explorar um assunto relacionado à minha atividade profissional”, comenta.

Decidido a avaliar a viabilidade financeira para implantação de uma microcervejaria na cidade de Estrela, Sanhudo começou a procurar dados que seriam úteis para a sustentação de seu estudo. “Posso dizer que o processo de construção do meu TCC foi tranquilo. O fato de gostar do tema me ajudou muito. Elaborei um plano de negócios e uma planilha de fluxo de caixa e, depois disso, comecei a fazer o levantamento dos custos dos equipamentos da microcervejaria”, explica. O diplomado afirma que teve dificuldade somente na hora de encontrar materiais bibliográficos para embasar sua pesquisa, pois, no Brasil, as informações sobre o assunto ainda são escassas.

Após realizar o levantamento dos custos dos equipamentos e definir preços e estimativas de vendas dos produtos que seriam comercializados na microcervejaria, Sanhudo começou a calcular os indicadores financeiros do negócio, traçando cenários que poderiam afetar a empresa. “Ao finalizar o estudo, cheguei a resultados importantes. Por exemplo: constatei que os valores dos encargos tributários são muito altos, existe uma concorrência acirrada no mercado cervejeiro e não é toda organização que consegue entrar no varejo”, pontua.

Sanhudo acredita que o estudo do seu TCC foi relevante para “mostrar para as pessoas como é importante que as empresas levem em conta seus indicadores financeiros no momento de entrar ou de se reestruturar no mercado”. A pesquisa também possibilitou ao então acadêmico revisar e pôr em prática grande parte do conteúdo visto durante a graduação.

Vestibular recebe inscrições

A Univates está com inscrições abertas para 35 cursos de graduação presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.