Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Planetário Univates organiza sessão virtual em parceria com os planetários do RS

Postado as 30/07/2020 10:29:21

Por Vinicius Mallmann

Andréia Spessatto De Maman

 

O Planetário da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com outros planetários do estado do Rio Grande do Sul, irá proporcionar uma sessão de planetário virtual de forma síncrona. A sessão, que será direcionada para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, ocorrerá na próxima terça-feira, dia 4 de agosto, às 10h e deve ter duração de cerca de uma hora. Interessados em participar devem acessar o link youtube.com/planetariodaunipampa.

Conforme a coordenadora do planetário, Andréia Spessatto De Maman, a iniciativa surgiu durante um encontro com os representantes dos outros planetários do estado. “Estou participando, junto da minha colega Sônia Elisa Marchi Gonzatti, dos encontros da Associação Brasileira de Planetários - ABP. As reuniões ocorrem semanalmente entre os meses de maio e setembro, e durante uma delas, percebemos a possibilidade de realizarmos uma sessão de planetário de forma virtual reunindo todos os planetários do Rio Grande do Sul”,  conta a professora.

 

O planetário Univates contará com a participação direta das escolas: Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio; Ensino Médio Estrela, de Estrela; Escolas Estadual de Ensino Médio Paverama, de Paverama; Colégio Madre Bárbara, de Lajeado; Colégio Bom Jesus São Miguel, de Arroio do Meio e Colégio Teutônia, de Teutônia. Além destas escolas, um convite foi enviado por e-mail à lista de contatos do projeto do planetário. A Univates também contará com a participação do projeto Meninas na Ciência.

 

Além do Planetário da Univates, estão engajados na proposta os planetários das cidades de Bagé (Universidade Federal dos Pampas -Unipampa), Porto Alegre (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Pelotas (Universidade Federal de Pelotas - UFPel), Santa Maria (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM), Caxias do Sul (Universidade de Caxias do Sul - UCS), Erechim (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS), Uruguaiana (Clube de Astronomia) e Rio Grande (Astro E Sul).

Ações durante a pandemia

 

Devido à pandemia, por se constituírem de cúpulas fechadas para a projeção de estrelas de um céu noturno, não estão sendo realizadas sessões presenciais, no entanto, o projeto de extensão “Planetário Univates: divulgação científica e astronomia ao alcance de todos” vem atuando em diversas escolas da região, por meio de oficinas virtuais. Durante a atividade, são abordados diversos temas que envolvem a astronomia. Para participar, escolas interessadas devem fazer contato com o projeto para agendar um encontro, isso deve ser feito através do e-mail planetario@univates.br