Quais atividades profissionais posso exercer depois de formado em um curso Técnico? - Parte 01

Postado as 30/07/2020 17:33:27

Por Lais Pontin Matos

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Precisando de ajuda para descobrir quais atividades profissionais você poderá exercer depois de formado nos cursos Técnicos em Enfermagem, Radiologia ou Química? Se sim, não deixe de dar uma olhadinha no post de hoje, que reúne, além das principais atribuições dos diplomados, informações sobre os Conselhos que regulamentam as diretrizes dessas áreas. Fique ligado:

💉 Técnico em Enfermagem

Nathália Braga

🎓 Vida de diplomado: o curso Técnico em Enfermagem capacita os indivíduos para que, depois de formados, eles consigam exercer atividades profissionais nos níveis de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Após saírem da universidade, os diplomados podem trabalhar em hospitais, clínicas, ambulatórios, postos de saúde, farmácias, empresas, casas geriátricas e também prestando assistência médica domiciliar (home care). Nesses locais, os técnicos auxiliam na realização de curativos, na administração de medicamentos, na coleta de materiais para exames, na desinfecção e esterilização de equipamentos cirúrgicos, na aplicação de vacinas, entre outras funções.

💼 O que é e para que serve o Conselho Regional de Enfermagem (COREN)? Trata-se de um órgão que tem como objetivos básicos fiscalizar o cumprimento da Lei do Exercício Profissional, zelar pelo bom conceito da profissão e pelo acatamento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

☢️ Técnico em Radiologia

Ana Amélia Ritt

🎓 Vida de diplomado: o curso Técnico em Radiologia capacita os indivíduos para que, depois de formados, eles consigam auxiliar na realização de imagens analógicas e digitais, no posicionamento dos pacientes submetidos a exames radiológicos e também na aplicação de normas de biossegurança e de proteção radiológica. Os profissionais podem trabalhar nas áreas médica, veterinária, odontológica, industrial e tecnológica, desempenhando funções em laboratórios, clínicas, hospitais, unidades de pronto-socorro, casas de saúde e centros de diagnóstico por imagem, por exemplo.

Conheça três atividades profissionais que os diplomados do ramo podem exercer

☢️ técnicos em Radiologia são capacitados para realizar a diferenciação das características dos principais exames radiológicos, correlacionando-os com as solicitações de exames;

☢️ os diplomados do curso técnico também podem ajudar a executar protocolos e a fornecer orientações prévias e preparo psicológico para os pacientes que serão submetidos a exames radiológicos;

☢️ no dia a dia, são responsáveis por operar equipamentos de raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, densitometria óssea, radioterapia, medicina nuclear, mamografia e hemodinâmica.

💼 O que é e para que serve o Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (Conter)? O Conter é uma entidade que fiscaliza o exercício ilegal da profissão e contribui para promover a capacitação de técnicos em Radiologia. Também atua como um órgão disseminador de informações da área.

🧪 Técnico em Química

Tuane Eggers

🎓 Vida de diplomado: os indivíduos que se formam no curso Técnico em Química podem exercer atividades profissionais de coordenação, operação e controle de equipamentos e processos industriais, bem como no controle e na execução de análises laboratoriais. É comum que diplomados desse ramo elaborem e redijam manuais de controle de qualidade, realizem procedimentos e instruções de trabalho e façam auditorias a fim de identificar ferramentas de qualidade. Além disso, existe a opção de trabalhar na área de gestão ambiental, tomando decisões e propondo soluções para problemas que acometem a natureza.

Os profissionais da área podem assinar como responsáveis técnicos de empresas de pequeno porte dos segmentos de bebidas, alimentos, couros, saneantes, cosméticos, entre outros. Laboratórios e organizações públicas e privadas costumam empregar técnicos em Química.

O que é e para que serve o Conselho Regional de Química (CRQ)? O CRQ é uma entidade que tem como objetivo principal buscar a compreensão adequada dos problemas voltados à categoria dos Químicos no Brasil para, dessa forma, poder encontrar soluções que facilitem o exercício da profissão. Outras atribuições do órgão são: orientar e disciplinar a atuação profissional e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do país.

Para ficar por dentro das atribuições de profissionais formados em cursos técnicos que não foram listados nesta matéria, continue de olho no blog. Em breve, você poderá ler a segunda parte da série de posts que estamos elaborando sobre o assunto.