Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Quais atividades profissionais posso exercer depois de formado em um curso Técnico? - Parte 04

Postado as 31/07/2020 14:34:41

Por Lais Pontin Matos

Precisando de ajuda para descobrir quais atividades profissionais você poderá exercer depois de formado nos cursos Técnicos em Auxiliar de Saúde Bucal e Automação Industrial? Se sim, não deixe de dar uma olhadinha no post de hoje, que reúne, além das principais atribuições dos diplomados, informações sobre os Conselhos que regulamentam as diretrizes dessas áreas. Fique ligado: 

🔙 Para conhecer as atribuições de técnicos em Edificações, Eletroeletrônica e Mecânica, clique aqui

🦷 Técnico em Auxiliar de Saúde Bucal

Artur Dullius

🎓 Vida de diplomado: o curso Técnico em Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) capacita os indivíduos para que, depois de formados, eles possam contribuir na melhoria e qualidade da atenção em saúde bucal, realizando ações de organização do ambiente e de materiais odontológicos e também prestando apoio a outros profissionais da área.

Formando-se no curso Técnico em ASB, você poderá exercer as seguintes funções profissionais: 

🦷 Organizar e executar atividades de higiene bucal;

🦷 Processar filme radiográfico;

🦷 Preparar o paciente para o atendimento odontológico;

🦷 Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;

🦷 Manipular materiais de uso odontológico;

🦷 Selecionar moldeiras;

🦷 Preparar modelos em gesso;

🦷 Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal;

🦷 Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização dos instrumentos e equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;

🦷 Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal;

🦷 Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;

🦷 Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários;

🦷 Em equipe, realizar levantamento de necessidades em saúde bucal;

🦷 Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.

Auxiliares de Saúde Bucal podem exercer atividades profissionais em consultórios odontológicos públicos ou privados. Caso queiram trabalhar em hospitais e centros cirúrgicos, devem realizar um curso complementar de instrumentação cirúrgica. 

💼 O que é e para que serve o Conselho Regional de Odontologia (CRO)? O órgão é responsável por fiscalizar o exercício das atividades profissionais de Auxiliares de Saúde Bucal. No Rio Grande do Sul, a sede do Conselho está localizada em Porto Alegre. 

🎚 Técnico em Automação Industrial

Tuane Eggers

🎓 Vida de diplomado: Automação Industrial é a aplicação de técnicas, softwares e equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com os objetivos de aumentar sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e matérias-primas, diminuir a emissão de resíduos de qualquer espécie, proporcionar melhores condições de segurança e reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina.

Depois de formados no curso Técnico em Automação Industrial, os diplomados são capazes de projetar, executar e instalar sistemas de controle e automação utilizados em processos industriais. Além disso, também conseguem operar sistemas automatizados, mantendo-os sempre em bom funcionamento. 

💼 O que é e para que serve o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT)? O CFT é o órgão responsável por regulamentar e garantir o livre exercício das atividades profissionais dos técnicos e técnicas do Brasil. O Conselho provém amparo legal aos indivíduos registrados.

Esperamos que você tenha curtido nossa série de posts sobre as atribuições de profissionais formados em cursos técnicos. Continue visitando o blog para conferir outras matérias a respeito do tema. 😘

Leia também: 

💼 Quer empreender? Cursando um técnico você pode!

🏠 Como funciona o curso Técnico em Design de Interiores?

📷 Como funciona o curso Técnico em Processos Fotográficos?

🏥 Como funciona o curso Técnico em Imobilizações Ortopédicas?

🤔 Confira os motivos para fazer um curso Técnico na nossa Universidade

😍 Já conhece os benefícios de ser aluno da nossa Universidade?