Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

O que você sabe sobre os planetas do Sistema Solar?

Postado as 31/07/2020 18:07:53

Por Lais Pontin Matos

➡ Vamos aos fatos: estourar plástico bolha só não é mais prazeroso do que pesquisar sobre como as coisas funcionam fora da órbita da Terra. Se você disser que, quando criança, a ideia de virar astronauta para entrar em um desses foguetes projetados pela Nasa e viajar pelo espaço nunca nem passou pela sua cabeça, bem… não faremos questão de disfarçar nossa incredulidade, sorry. Enquanto ir à Lua não é um privilégio de todas as pessoas, que tal dar uma conferida no post de hoje, que traz curiosidades a respeito dos oito planetas do Sistema Solar? Lendo-as, você saberá direitinho como agir no caso de algum dia ficar Perdido em Marte...*

Divulgação/Pexels

🪐 1) Júpiter, Saturno, Urano e Netuno têm superfícies formadas por gases densos e por uma camada pastosa. Sabendo que o solo desses planetas não é sólido, fica a pergunta: será que por lá os extraterrestres sonham alto ou com os pés no chão? #dúvidas

🪐 2) Ainda falando sobre Júpiter, Saturno, Urano e Netuno: você sabia que todos esses planetas possuem anéis? Os mais visíveis são os de Saturno, devido à intensidade do seu brilho. É, tem gente que, mesmo tentando muito, não consegue ser humilde…

🪐 3) Existe a hipótese de que os babilônios descobriram os planetas visíveis a olho nu (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno) três mil anos antes de Cristo nascer. A invenção do telescópio permitiu que se conhecessem Urano (em 1781), Netuno (em 1846) e Plutão (em 1930). Imagine só se o meme Geração Raíz x Geração Nutella tivesse começado a circular em 1940…

Divulgação/Pexels

🪐 4) Durante a 26ª Assembléia Geral da União Astronômica Internacional, ocorrida em Praga, em 24 de setembro de 2006, foi decidido que Plutão deixaria de ser considerado um planeta do Sistema Solar. Desde então, ele pertence à categoria dos planetas-anões. Há motivos para se ter medo de mudanças, você não acha?

🪐 5) Mercúrio é um planeta “morto”, repleto de crateras e quase sem ar. Dentre todos os planetas, ele é o que está mais próximo do sol (distante “apenas” 57.910 km). Às vezes, durante o verão, o calor é tanto que acaba nos matando… #teamwinterforever

🪐 6) Depois da Terra, Marte é o planeta mais hospitaleiro para a vida. Na década de 1970, a Missão Viking conduziu experimentos a fim de detectar a existência de microrganismos em Marte. Apesar de nada ter sido encontrado, alguns cientistas começaram a afirmar que, debaixo da superfície do planeta, as condições eram favoráveis para o desenvolvimento de, por exemplo, certos micróbios. Se, por acaso, as coisas ficarem difíceis aqui na Terra, ao menos já saberemos para onde correr…

🪐 7) Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto atingiu a Ilha de Sumatra, na Indonésia. Posteriormente, a Nasa divulgou que o tremor de nove graus na Escala Richter afetou também a forma e a rotação do nosso planeta. Com a diminuição do achatamento da Terra, os dias perderam 2,68 microssegundos e o Polo Norte mudou 2,5 cm de lugar. Os ursos-polares devem ter se sentido deslocados…

🪐 8) A atmosfera planetária de Urano é mais gelada do que o coraçãozinho do crush. Por lá as temperaturas mínimas chegam a bizzaros -224ºC.

*Perdido em Marte (2015): Filme norte-americano de ficção científica baseado no romance homônimo de Andy Weir.

🐝 Animais fantásticos, onde habitam e o que fazem: fique por dentro de cinco curiosidades do mundo animal

🧠 Conheça três curiosidades sobre o corpo humano que irão lhe surpreender