Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Elise Bozzetto

Processos da produção ecológica são aprofundados na Univates

Postado as 10/08/2020 10:07:32

Por Vinicius Mallmann

O interesse em produzir alimentos orgânicos tem aumentado gradativamente em todo o Brasil. Além dos benefícios proporcionados em relação ao meio ambiente, a utilização dos sistemas de produção de base ecológica promove a qualidade de vida tanto para quem produz, quanto para quem consome, já que inúmeras químicas nocivas à saúde são dispensadas. O tema também é objeto de estudo na Universidade do Vale do Taquari - Univates, que por meio do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS). No mestrado, são apresentadas questões ligadas à legislação, ao processo de produção e ao encaminhamento da certificação dos mais diversos produtos ecológicos.

 

 

A disciplina “Produção ecológica - legislação e certificação”, ministrada pelas professoras Mônica Jachetti Maciel, Claudete Rempel e Elisete Maria de Freitas buscou, além de apresentar as questões legais envolvendo o tema, detalhar a produção desses alimentos na prática. “A disciplina ocorre anualmente em nosso PPG. Nela procuramos trazer profissionais com experiência no assunto para uma mesa-redonda, onde cada um conta sobre a sua inserção na área. É um momento muito importante para os estudantes, pois eles conseguem compreender na prática o que é passado durante as aulas”, relata a professora.

Acervo pessoal

 

Para a estudante do programa, Angélica Sulzbach, a participação na disciplina agregou muito para o seu conhecimento e atuação na área. “Além de compreender como funciona a certificação de produtos orgânicos, assunto que causa muita dúvida, tivemos a oportunidade de conversar com produtores da área de orgânicos. Atualmente atuo na área da pesquisa, como bolsista de mestrado, e meu trabalho é aplicado em aves de postura, onde buscamos compreender a influência de ácaros na produção de ovos. Conversar com um produtor da área me auxiliou, pois pude entender as diferenças nos tipos de produção e quais suas dificuldades, sucessos, e os métodos de controle utilizados sem o uso de agroquímicos”, conta a estudante.

 

Angélica ainda relata que sua percepção em relação à produção ecológica mudou. “Com certeza minha percepção mudou bastante. Compreender como funciona a produção me fez ter ainda mais admiração e respeito por estes profissionais e seus produtos. Antes da disciplina eu já fazia o uso de orgânicos, porém agora, esses alimentos e produtos são ainda mais priorizados em minha casa. Além disso, essa percepção acaba sendo repassada para todos aqueles com quem convivo” salienta.

Mesa-redonda

Divulgação

 

 

Devido à pandemia, a disciplina promoveu uma mesa-redonda, realizada pelo Google Meet, e contou com a participação de: Daiane Bald, coordenadora do Departamento de Meio Ambiente e Departamento de Agricultura do município de Santa Clara do Sul- RS, que apresentou o plano de implementação da agricultura orgânica nas propriedades de alguns produtores rurais no município; Michele Guadagnin da Silva, representante da Ervateira Putinguense, que relatou sobre a certificação Forest Stewardship Council (FSC), sendo esse o primeiro produto florestal não madeireiro a receber a certificação; Leandro Lange, sócio-proprietário e produtor rural orgânico da Agrocity, em Lajeado, que trouxe ao grupo sua experiência no processo de certificação orgânica; Adriano Calsing, proprietário da Vale Orgânico Agronegócio, de São José do Sul- RS, empresa produtora de ovos orgânicos, e que apresentou a metodologia adotada para a criação das “galinhas felizes”, os cuidados com os animais e com o meio ambiente.

Inscrições abertas

O Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentáveis (PPGSAS) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Mestrado Profissional, com 30 vagas disponíveis para ingresso em janeiro de 2021. Do total de vagas, uma será reservada para candidatos estrangeiros. Interessados podem ser realizar a sua inscrição no site univates.br/ppgsas, no valor de R$ 100,00. As aulas do regime intensivo iniciam-se no dia 4 de janeiro de 2021.

 

A seleção dos candidatos consiste em: análise do currículo Lattes documentado de cada candidato, de acordo com os critérios e valores especificados no Anexo 1 do Edital; análise do projeto de pesquisa do candidato, conforme instruções do Anexo 2 do Edital; e entrevistas com os candidatos por videoconferência. O edital completo pode ser conferido aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br