Estudantes da Univates recebem bolsas para estudar na Áustria

Postado as 10/08/2020 14:37:35

Por Leonardo Seibel

Imagem ilustrativa de Viena, na Áustria

Em edital aberto em janeiro deste ano, três estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates foram selecionados para a bolsa Ernst Mach Grant for studying at an Austrian University of Applied Sciences, para estudar na FH Vorarlberg - University of Applied Sciences, na Áustria, durante o semestre 2021A.

As bolsas são oferecidas pelo governo da Áustria para estudantes de fora da União Europeia, com idade máxima de 35 anos, com bom desempenho acadêmico e que possuam proficiência em língua inglesa. Da Univates, foram selecionados os estudantes Alice Arenhart e Micael Gustavo Krindges, do curso de Relações Internacionais, e Camila Dickel Vieira Sarmento, do curso de Ciências Contábeis.

Para Alice, receber essa bolsa foi a realização de um sonho. Ela conta que desde que ingressou na graduação já pensava em fazer intercâmbio. “Já morei fora do País em duas oportunidades, e sei bem como essa experiência é agregadora. Espero aproveitar ao máximo para estudar bastante, conhecer mais sobre a cultura austríaca e visitar novos países”, explica.

Já Camila conta que ficou bastante empolgada com a vaga. “A Áustria é um país extraordinário, com um sistema educacional de muita qualidade, e a universidade também tem uma ótima infraestrutura, com um campus bastante moderno. Vai ser um desafio para mim e eu estou bastante empolgada. Tenho certeza de que essa experiência vai ser incrível e contribuir muito para meu desenvolvimento profissional e pessoal”, afirma.

Micael relata que está ansioso com a viagem, e que essa é uma excelente oportunidade de aprendizagem. “Conhecer a Europa sempre foi um sonho, além de ser algo indispensável para qualquer aluno que cursa Relações Internacionais, uma vez que o Velho Continente é rico em cultura e história. Fico muito feliz que a Univates tenha feito esta parceria junto à Universidade FH Vorarlberg e venha oferecer aos seus alunos esta oportunidade. Esta bolsa de estudos realmente é muito importante para que o aluno consiga ir estudar no exterior”, aponta.

Conforme a diretora de Relações Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, o modelo de ensino superior na Áustria, assim como nos outros países da Europa, difere do Brasil no sentido de que o aluno acaba tendo menos contato direto com o professor e é mais protagonista da construção do seu conhecimento e dos seus estudos. “A Áustria tem um ensino reconhecidamente de qualidade pela avaliação de rankings internacionais. Em geral as aulas têm 50 minutos, e, após, o tempo é destinado para o aluno pesquisar, desenvolver atividades etc. Além disso, certamente os estudantes irão vivenciar uma cultura muito diferente da brasileira e terão uma imersão em um país com utilização de diferentes idiomas no dia a dia: eles irão ouvir alemão, austríaco e inglês o tempo todo”, explica Viviane.

Em outubro um novo edital será aberto, para bolsas de estudos no semestre 2021B.

As vagas serão destinadas para as seguintes áreas: Ciências Naturais, Tecnologia, Saúde, Ciências Sociais e Gestão.