Use o LinkedIn a seu favor

Postado as 11/08/2020 10:19:40

Por Central de Carreiras Univates

Você está conectado na maior rede profissional do mundo? Você sabia que através dessa rede profissional é possível se inserir no mercado de trabalho ou até procurar novas oportunidades de emprego? Exatamente! Através dessa ferramenta, você pode conquistar uma vaga de emprego, ampliar o seu network, compartilhar experiências profissionais, fortalecer a sua imagem e estar ligado sobre tudo que acontece no mundo do trabalho.

O LinkedIn, por ser uma grande rede internacional profissional, pode auxiliar na busca de oportunidades de trabalho e troca de informações com pessoas do mundo todo. Ao mesmo tempo ele exige alguns cuidados e atenção no momento em que você realiza o cadastro e o preenchimento de seu perfil. O cadastro é simples, mas para você ser efetivo, é importante atentar à forma de criar o seu perfil. Com isso, elencamos  algumas sugestões para deixar sua página mais atrativa e estratégica.

1. 1. Ao realizar o cadastro no site do LinkedIn, você será direcionado para uma tela em que deverá selecionar tópicos relacionados a sua área de atuação. É a partir das suas escolhas que o Linkedin vai entregar no seu feed as informações e artigos que possam ser do seu interesse.

1. 2. Preencha seu nome completo, não coloque de forma abreviada. Evite informar apelidos.

1. 3. Na seção  “Resumo”, preste bastante atenção! Dedique tempo e cuidado na hora em que estiver elaborando seu resumo. Neste espaço, você deve se apresentar, mostrar o seu diferencial, seus pontos fortes, as suas competências profissionais, e de forma breve, suas experiências. Atenção: o que automaticamente fica visível no seu perfil são as duas primeiras linhas do resumo – no entanto, é possível clicar para ver mais. Desta forma, tente colocar suas informações mais relevantes nas duas primeiras linhas.

2.
  1. 4. A escolha da foto! Escolha uma foto de acordo com o meio profissional. Evite fotos de óculos de sol, boné, camisa de time, etc. O foco do LinkedIn são as conexões profissionais. Na dúvida, pense: você iria para uma entrevista de emprego da maneira como aparece na imagem? Se a resposta for “Não”, então, a sugestão é repensar a foto.

2.
  1. 5. O campo “Título profissional”, é um dos campos mais importantes ao realizar o cadastro de seu perfil. É importante mantê-lo sempre atualizado, pois é através desse campo que você irá conseguir uma boa visibilidade na rede perante seu público-alvo. A orientação é que nesse campo você insira o nome da vaga que você pretende, pois os recrutadores utilizam filtros para captar candidatos por meio dos títulos dessas seções. Você pode colocar até três títulos.

2.

1. 6. Seguidores. Chegado o momento de você buscar profissionais atuantes na sua área de foco profissional. Neste momento, empenhe-se em localizar e se conectar com pessoas que têm relação com sua área ou seus interesses profissionais.

2.

7. E, por fim, é preciso atualizar a sua página constantemente. Participou de algum curso/treinamento, ganhou alguma premiação ou tem alguma nova informação profissional? Inclua todas estas novidades em seu perfil!

Você pode ver que as sugestões que destacamos são as mesmas sinalizadas na elaboração de seu currículo, não é mesmo? Exatamente. Como seu habitual currículo, o LinkedIn é uma riquíssima ferramenta de comunicação, afinal, se bem estruturado e organizado, há grande possibilidade haver um “match” entre você e uma empresa.

É importante planejar, escrever com calma, e pedir para outra pessoa ler, garantindo assim, a possibilidade de algum erro ortográfico não passar despercebido. Um excelente exercício pode ser utilizado no momento da estruturação de seu perfil: peça para alguém ler, e lhe responder a seguinte pergunta: “Se você não me conhecesse, você conseguiria entender um pouco de minha essência e trajetória profissional através destas informações?”.

Se você ainda não possui o seu cadastro no LinkedIn, não perca esta grande chance de aumentar seu leque de oportunidades!

Quer ser mais efetivo na busca de uma oportunidade? Ficou com dúvida em algum dos dados para realizar o cadastro na ferramenta LinkedIn? Acesse o Webinar “Estratégias para utilização de LinkedIn e Redes Sociais para busca de oportunidades”, disponível para alunos e diplomados da Univates, ou agende um horário com uma Consultora de Carreira no item “Orientação Profissional” da Plataforma de Carreira Univates.