Lucas George Wendt

Trabalho voluntário encontra espaço na graduação

Postado as 14/08/2020 08:55:54

Por Júlia Amaral

Dia 28 de agosto é nacionalmente conhecido como o Dia do Voluntariado. A data foi instituída em 1985, por meio da Lei nº 7.352. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, só em projetos de extensão são 185 alunos que atuam como voluntários. São pessoas que acreditam que por meio do trabalho voluntário é possível exercitar uma nova forma de ver a vida: fazer o bem sem esperar nada em troca. “Eu dou muito valor para projetos voluntários de maneira geral, pois acredito que nos tornam mais humanos. Além disso, fazem com que a gente pare um pouco de pensar em fazer tudo em troca de algo, como dinheiro”, diz o estudante de direito da Univates Cristhian Jean Godoy, voluntário no projeto de extensão Escritório do Consumidor (Econ).

Acervo pessoal de Cristhian

O Econ é um projeto vinculado ao programa Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade e ao curso de Direito. Seu objetivo é alcançar os consumidores residentes na Comarca de Lajeado, realizando atividades de conscientização e sensibilização para o consumo consciente. Isso acontece por meio de visitas a escolas, rodas de conversa e atendimentos individuais, auxiliando na prevenção e ajuda conciliatória sobre as demandas de consumo. Cristhian participa do projeto desde março de 2020, mês em que começou o isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19 e quando as atividades se tornaram virtualizadas. Mas nada disso diminui a bagagem de aprendizado que um trabalho voluntário pode trazer.

“Não é o primeiro projeto de que eu participo e com certeza não será o último. Participar de trabalhos voluntários é uma forma de unir teoria e prática, o que me motiva bastante”, conta o estudante. Cristhian também já participou do projeto “Maria da Penha: enfrentamento à violência contra a mulher e apoio às famílias”, que busca acolher e orientar as mulheres vítimas de violência antes das audiências no Fórum de Lajeado. Como estudante de Direito, ele se envolveu com os trâmites jurídicos, enquanto estudantes de Psicologia se envolvem com a parte de auxiliar psicologicamente as vítimas. “Nós tínhamos um contato muito próximo com a vítima, além de nos envolvermos com o processo. Foi uma experiência sensacional”, lembra.

Lucas George Wendt

Mas até mesmo habilidades menos técnicas, como fazer alguém rir, podem se tornar um trabalho voluntário precioso. Há quatro anos o estudante de Publicidade e Propaganda Lucas Villela participa do projeto de extensão “E Seu Sorrir!?”.

Eu sempre pensei em fazer algo para ajudar as pessoas, esse é meu propósito. E como eu sou uma pessoa animada, que gosta de brincar, encontrei no projeto a melhor forma de ajudar
Lucas Villela

O projeto de que Lucas participa promove ações de cuidados em saúde utilizando a figura do palhaço e sua relação com o humor, a fim de proporcionar momentos de descontração no ambiente hospitalar.

O envolvimento foi tão grande que desde 2017 Lucas está na coordenação do projeto, em que ele capacita os novos voluntários. No ano passado o estudante também participou do Projeto Rondon, no Piauí. O programa visa à construção e à promoção da cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O trabalho voluntário tem que ser algo feito sem pensar no benefício de quem está prestando o serviço. É preciso diminuir o ego para poder enxergar o outro, ser mais empático. No fim das contas, o voluntariado faz bem para quem é voluntário e para quem recebe a ajuda”, afirma.

Econ com inscrições abertas

Até o dia 15 de agosto o Econ está com edital de seleção aberto para os alunos do curso de Direito. As atividades, que envolvem visitas a escolas, encontros com grupos de idosos e atendimento ao público para orientações e conciliações pré-processuais, são desenvolvidas nas segundas-feiras à tarde, nas dependências do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), no Prédio 16 da Univates. Os alunos realizam todas as atividades com acompanhamento e orientação de professores do curso de Direito. Durante a pandemia os atendimentos e encontros são remotos. Os interessados devem enviar e-mail para  econ@univates.br

Logo ods-17