Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Empregabilidade no Ensino Superior e Técnico

Postado as 17/08/2020 11:03:33

Por Central de Carreiras

Possivelmente você já deve ter percebido que estamos passando por um período de intensas mudanças no que se refere à carreira profissional. Devido a pandemia causada pelo Coronavírus, muitas pessoas perderam o seu emprego e estão se reinventando para  buscar oportunidades; outras estão lutando para conquistar sua estabilidade profissional, esperando crescimento em sua função, tais como promoções e reajustes salariais. O  que talvez você não saiba é que esta preparação para o mundo do trabalho — e a manutenção do profissional no mercado — , recebe o nome de empregabilidade.

Giovane Sebastiany

A empregabilidade geralmente está  associada às características de um indivíduo para estar apto a assumir um novo emprego. Já para especialistas da área de Carreiras, esse conceito é mais amplo: além da busca por uma posição no mercado de trabalho, está o fato de se  conseguir a ascensão profissional por meio de seu conhecimento, habilidades e atitudes, as famosas: soft skills (competências comportamentais) e hard skills (competências técnicas).

Ao falarmos sobre a Empregabilidade no Ensino Superior e Técnico, um estudo divulgado recentemente pelo Instituto SEMESP (2020), concluiu  que “há uma estreita relação entre a educação e a empregabilidade, ou seja, quanto maior o nível de escolaridade, menor a chance do trabalhador ser afetado em períodos de crise no mercado de trabalho”.

Desta forma, ao longo da leitura desse estudo, é possível identificar que investir na educação superior é uma boa alternativa para se manter competitivo nesse cenário de crise econômica. Como atestam os dados, a chance de desemprego é quase 50% menor para as pessoas com nível superior completo. 

A partir disso, percebe-se que além do conhecimento técnico, é necessário estar atento ao mercado profissional, pois ele  está cada vez mais competitivo e exigente.   Desta forma, é importante que você possa se questionar qual o seu  diferencial diante dos demais candidatos à um cargo. Além disto, lembre-se que o seu desenvolvimento profissional e a sua empregabilidade precisam de atenção não somente em eventos esporádicos ou quando está em busca de oportunidades. É um processo que deve ser contínuo na sua carreira.

Nicole Morás

 

Pensando nisso, a Univates dispõe da Plataforma de Carreira, uma ferramenta on-line que objetiva auxiliar os acadêmicos e diplomados da Instituição na busca por oportunidades de emprego e novos desafios profissionais, além de serviços ligados ao desenvolvimento profissional, tais como: assessoria individual na elaboração de currículo profissional; assessoria de orientação de carreira; realização de mentorias com profissionais experientes; e workshops sobre troca de experiências e insights sobre as habilidades demandadas pelo mercado. Anualmente a Instituição também promove o evento Crie Oportunidades, que tem como objetivo possibilitar e facilitar o encontro entre empresas, estudantes e diplomados nas diversas áreas de formação da Univates.

Ficou interessado em algum de nossos serviços ofertados? Agende seu horário através do link https://bit.ly/39fUkuR. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail carreiras@univates.br.

Link do estudo realizado: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/04/estudo-empregabilidade-pandemia.pdf