Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes do Técnico em Administração realizam projetos de pesquisa com aplicabilidade

Postado as 19/08/2020 11:13:48

Por Redação

Elise Bozzetto

 

O momento atual tem sido desafiador para todos, estudantes, professores, profissionais e gestores de empresas de todos os segmentos. Os alunos da disciplina Gestão Empresarial, do curso Técnico em Administração, que tem a missão de realizar um projeto de pesquisa nesta etapa final da formação, preferencialmente com aplicabilidade, encararam o desafio com muito foco e determinação. Realizar um trabalho de conclusão neste momento exigiu dos estudantes a prática de várias habilidades agora ainda mais essenciais na profissão, como a capacidade de improviso, flexibilidade e adaptação ao novo cenário, além da criatividade, inovação e do uso de tecnologias para realizar as atividades.

Os 32 alunos, orientados pelas professoras Denise Zen e Luciana Brune, finalizaram 16 artigos acadêmicos, todos eles com olhar voltado para a realidade, buscando colocar em prática os conhecimentos apreendidos durante o seu curso, agregando à experiência profissional e às capacidades de cada um.

 

Após quatro meses de muito trabalho, leituras e dedicação, foram realizadas as bancas de apresentação. E este foi mais um desafio que exigiu preparação e desenvolvimento da comunicação, para fazer toda explanação via videoconferência através do Google Meet.

Sugerindo melhorias em processos numa grande empresa

O casal teutoniense Ernani Luis Theisen e Margarete Cristina Immich, 39 e 40 anos, respectivamente líder de setor e auxiliar de PCP numa empresa de grande porte em Lajeado, usou do seu conhecimento prático para refletir sobre como poderia melhorar processos dentro da empresa em que atuam. O artigo desenvolvido foi sobre Gestão de Estoques.

O objetivo principal foi melhorar um indicador de acuracidade. Para isso, foram revisados todos os processos na empresa em que o casal aplicou o estudo. A análise foi feita utilizando várias ferramentas da qualidade. “Ainda não conseguimos implantar todas as etapas sugeridas, mas as que conseguimos implantar já nos deram resultados muito positivos e as demais estão em fase de implantação”, explica Ernani, feliz pela iniciativa que a empresa permitiu aos colaboradores.

Eles também acreditam que a realização desse trabalho poderá gerar oportunidades de crescimento para ambos, a partir dos resultados que serão possíveis com a implantação de algumas ações sugeridas. No entanto, Margarete destaca que o mais importante de tudo foi o aprendizado durante todo processo, que vai auxiliar no dia a dia, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Ambos destacam o orgulho de superar um desafio, especialmente pelo desenvolvimento do TCC durante a pandemia, o que exigiu dos estudantes a capacidade de inovar e se reinventar de uma forma muito intensa.

 

Ernani e Margarete também destacam a importância do curso técnico em Administração: “É um curso de fundamental importância para nossas vidas, o aprendizado ao longo do curso e sua aplicabilidade no dia a dia foram muito significativos. Este curso somou muito na nossa vida pessoal e profissional. Estamos muito satisfeitos pelo aprendizado, com excelentes professores, que souberam compartilhar seus conhecimentos e experiências de vida com seus alunos. Assim podemos dizer que o ensino que a Univates oferece é de muita qualidade, é uma instituição nota 1000”.

Meta de desenvolver um projeto social

O jovem Luis Alberto Menezes Júnior, 23 anos, vendedor, de Bom Retiro do Sul, ao lado do colega Cristian Fontana, resolveu desenvolver um projeto social como atividade de encerramento do curso. O propósito que motivou a escolha foi o desejo de cativar o interesse de quem deseja aprender a jogar basquete e tornar esta modalidade, tão pouco praticada no Brasil, mais popular e acessível.

Da mesma forma, o projeto precisou ser adaptado em função da pandemia. A ideia inicial era aplicar toda proposta, realizando uma pesquisa com estudantes e mobilizando todas as pessoas envolvidas para realização de jogos de basquete em Bom Retiro do Sul e também com interação de cadeirantes que praticam a modalidade. Com a impossibilidade de acessar as escolas e desenvolver atividades com contato próximo, surgiu a ideia de focar mais nos benefícios do esporte para os deficientes.

Segundo o relato de Luis, o objetivo tornou-se descobrir diretamente das pessoas que enfrentam essa dificuldade o quanto o basquetebol adaptado é importante  para a sua vida, entender quais são os maiores benefícios proporcionados e também quais são as maiores dificuldades e empecilhos que encontram para realizar essa prática e durante seu cotidiano. Assim, o projeto também representou uma oportunidade de dar voz a esse público e por meio de sua prática demonstrar os benefícios que a modalidade proporciona aos cadeirantes e aos jovens em geral.

No desenvolvimento, os estudantes realizaram uma pesquisa com os cadeirantes, que destacaram inúmeros benefícios e como o esporte mudou sua vida de alguma forma. “Com esse feedback, também tivemos a oportunidade gratificante de partilhar esse conhecimento com nosso grupo”, explica.

Luis destaca que em cada disciplina do curso os conhecimentos foram diferentes e que a produção deste artigo permitiu aplicar um conjunto de tudo isso: “E este conhecimento sempre permanecerá e sempre será lembrado.  Sou praticante de basquetebol e aprendi muito com o conteúdo pesquisado, aplicado e apresentado”, relata.

No entanto, a dupla assumiu o desafio e tem a meta de aplicar o projeto quando a situação normalizar, o que será uma realização para ambos. Para isso, já foram feitos contatos com órgão público para cedência de espaço e materiais para esse momento. “Sinto-me com o dever comprido até agora, e desafiado ainda mais depois da apresentação para executar o projeto. Vou levar um grande conhecimento comigo e histórias para contar sobre como foi meu trabalho”, compartilha.

 

Luis Alberto ainda destaca alguns pontos marcantes: “O conhecimento e a oportunidade de aprender, pensar, criar, inovar, se comunicar. Todas as aulas são grandes desafios, isso tudo foi muito importante no curso, e conhecimento nunca é demais. Além disso, ficam as grandes amizades, professores que serão eternamente lembrados. Obrigado, Univates!”.

Estudo aplicado e com resultados positivos

Carla Wanscher Kirsch também viveu a alegria de ver seu projeto sendo aplicado na empresa estudada. Ela pesquisou, estudou e apresentou um plano de negócio para o Restaurante Acesso ao Sabor, de Mato Leitão.  Através de diagnóstico e pesquisa, vários pontos foram levantados, que possibilitaram à estudante fazer uso dos conhecimentos desenvolvidos durante o curso técnico em Administração, para assim apresentar um plano de ação às empresárias responsáveis pelo empreendimento, com o objetivo de melhorar os resultados da empresa. Entre as sugestões, a implantação de um cardápio diversificado e previamente definido e o controle de fluxo de caixa.

A estudante também menciona os desafios que surgiram no decorrer do processo: “Quando recebi as primeiras orientações para o trabalho, imaginei que teria o apoio presencial e muitas pesquisas a livros físicos, mas devido à pandemia foi um pouco diferente. Com certeza não da forma que imaginei, mas com o apoio da professora e coordenadora do curso, Denise Zen, e da professora Luciana Brune, que me orientou durante o trabalho, tudo fluiu com mais facilidade. Estavam sempre dispostas a tirar dúvidas e orientar da melhor maneira possível”, agradece. Carla enfatiza que tudo foi realizado através de livros virtuais, pesquisas e a própria apresentação on-line. “No final, tudo saiu como o esperado, e até melhor, pois sinto que me superei. Agradeço à Univates por ter professores extremamente competentes, que me transmitiram muito conhecimento durante essa caminhada no curso Técnico em Administração”, finaliza a estudante.

Fique ligado

A Univates abre em 1º de setembro as inscrições para o processo seletivo 2021A dos cursos técnicos. A duração média dos cursos técnicos é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas que o estudante cursar por semestre. Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas para receber o diploma de técnico o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio. A lista completa das opções de cursos pode ser conferida clicando aqui.

 

Mais informações podem ser conferidas com o CEP, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou pelo e-mail cep@univates.br