Entusiasta do cooperativismo, estudante da Univates inicia graduação em Gestão de Cooperativas aos 60 anos

Postado as 20/08/2020 09:35:06

Por Vinicius Mallmann

“Conhecimento não tem idade. Os verdadeiros sonhos são aqueles que se renovam todos os dias”. Com esse pensamento, Simão Andreazza, de 60 anos, iniciou sua graduação em Gestão de Cooperativas no polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates em Serafina Corrêa. Residindo no município de Nova Araçá, região serrana do Rio Grande do Sul, ele é entusiasta do cooperativismo desde a sua infância.

Acervo pessoal

Atuando como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e conselheiro de administração efetivo da cooperativa Sicredi Ibiraiaras RS/MG, o estudante optou pelo curso de Gestão de Cooperativas para se desenvolver melhor como pessoa e como profissional. “O associativismo sempre esteve presente em mim. Desde a minha infância tenho contato com a área participando das diretorias do STR até me tornar presidente em 2000. Esse contato fez com me aproximasse do cooperativismo, quando me tornei conselheiro da cooperativa”, relata.

Aos 60 anos, Simão viu na EAD a oportunidade de realizar seu sonho de ingressar no Ensino Superior. “Na época em que concluí o Ensino Médio as coisas eram muito diferentes. Ingressar em um curso superior não era para todos, mas a vontade de aprender e construir algo em minha vida sempre esteve presente em mim. Hoje com o surgimento dos cursos EAD me senti atraído, mas não encontrava algo com que me identificasse, afinal eu não procuro uma profissão”, explica.

Minha família é o fator número um, é onde eu tive o apoio total, é a base. Sem o apoio dela eu jamais teria iniciado meu curso, e estão todos torcendo por mim.
Simão Andreazza

Em relação ao seu futuro, Simão é direto. “Com a graduação espero melhorar minha atuação no conselho de administração da cooperativa, mas também levar esse legado de vida para as pessoas com quem eu convivo. Tenho expectativa que minha atitude sirva de exemplo para outras pessoas, porque o conhecimento e a busca pelo saber não têm idade, é algo que não se mede por tempo, mas sim por vontade de aprender. Não tenho projeção de obras ou conquistas grandiosas, mas lembro de um livro que eu li do escritor Mario Sergio Cortella, ‘Qual é a Tua Obra’. Espero que no convívio simples com as pessoas, no meu dia a dia, pôr em prática a cooperação seja minha obra, tornando nossa sociedade melhor. O cooperativismo é uma filosofia de vida. É algo que todos deveriam conhecer e praticar”, finaliza o estudante.

EAD recebe inscrições

A Univates está com processo seletivo aberto para a modalidade EAD. Além do curso de Gestão de Cooperativas, a Instituição oferece outros 17 cursos de Ensino Superior a distância. A Universidade tem polos EAD nas cidades de Alvorada, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Encantado, Estrela, Guaporé, Ibirubá, Lajeado (polo matriz), Montenegro, Porto Alegre, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires e Veranópolis.

Interessados podem se inscrever de forma gratuita no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em univates.br/ead. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação. Se aprovado, o candidato também pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Outras opções para concorrer a uma vaga são via nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o histórico escolar de instituição de Ensino Superior ou com a nota de processos seletivos anteriores da Univates. Mais informações sobre cursos e provas podem ser obtidas pelo e-mail ead@univates.br