Em meio à pandemia, música para curar

Postado as 20/08/2020 14:06:56

Por Liniker Duarte e Suzane Pereira/Cultura e Eventos

A Universidade do Vale do Taquari - Univates conta com centenas de funcionários, dentre eles colegas de empresas terceirizadas, como Caio Vicente, colaborador da Star Service que, além de atuar como auxiliar de serviços gerais, também é artista. Caio começou a tocar piano com 4 anos de idade, incentivado por seus pais, que na época residiam em São Paulo. Desde aquele tempo, muitas coisas mudaram. A família foi morar no Paraná, Caio parou de estudar piano por não haver essa disponibilidade em seu novo lar, mas o amor pela música e por seu instrumento favorito permaneceu intacto. Em meio à pandemia, ele descobriu o piano do Teatro Univates e, emocionado, voltou a tocar após mais de 10 anos sem chegar perto das teclas.

Suzane Pereira

Caio tem uma longa trajetória na música clássica. Com 6 anos participava de concursos e em 1994, com apenas 7 anos, já estudava piano na Classic Art Academy da cidade de Dracena, em São Paulo, interpretando obras de grandes músicos como Mozart, Villa Lobos e Czerny. Ele recebeu reconhecimento de renomados pianistas brasileiros da época como Cláudio Richerme e Josette Feres. Em 2001 Caio mudou-se para o Rio Grande do Sul com seus pais, que trabalhavam no ramo industrial como representantes comerciais, e construiu uma nova parte da sua história.

Após sua chegada ao Vale do Taquari, Caio foi se aperfeiçoando em outros instrumentos musicais, como contrabaixo e violão. Tocou em bandas e também foi maestro de corais e de uma orquestra gospel. Para Caio, a experiência de estar diante de um piano é única e traz a sensação de liberdade, não só para quem toca, mas também para quem escuta. “Penso que em primeiro lugar a música é vida. Ela nos transforma e nos deixa mais leves e tranquilos. Para mim é uma grande honra saber tocar piano e poder ensinar outras pessoas. Música é vida em tempos de dor. O som nos dá energia e nos muda para melhor”, explica.

Novas oportunidades

O Teatro Univates tem em seu foyer inferior um hall de recepção com um piano Fritz Dobbert, que está disponível no espaço para que os visitantes possam tocar. Casualmente Vicente passou pelo local e não acreditou no que via, então se arriscou a tocar informalmente. Quem descobriu o talento do músico foi uma das funcionárias do setor de Cultura e Eventos, que registrou o momento e compartilhou com a equipe para o vídeo ser publicado nas redes sociais do Teatro. O resultado da postagem foi muito positivo, principalmente para a vida do pianista.

Após a descoberta do talento e a divulgação nas redes sociais, o colaborador da Star Service e também professor de música começou a receber alunos para aulas de piano em home office, e teve ganho bem grande na procura. Três estudantes já confirmaram aulas particulares com todos os devidos cuidados e a distância necessária neste momento.

Um dos alunos é Clóvis Zarth, que adquiriu recentemente um piano e não sabia nada sobre o instrumento, mas tinha muita vontade de aprender. Zarth descobriu o pianista no Instagram do Teatro e imediatamente entrou em contato para agendar aulas particulares. “Quando criança eu tocava um pouco de teclado. Isso foi o máximo de proximidade que tive com as teclas sonoras. Quando vi a postagem nas redes sociais, percebi uma oportunidade de começar do zero e me aperfeiçoar. O Caio deu vida ao meu piano”, revela.

Mais do que nunca, vivemos um tempo em que a arte pode operar milagres na vida das pessoas. Ela aproxima quem está distante fisicamente, nos possibilita sonhar e renovar nossas esperanças. Nunca é tarde para acreditar em algo melhor, e a cura de que precisamos pode vir de onde menos esperamos, como da música.

Live especial

No dia 28 de agosto, às 12h30min, Caio Vicente apresentará uma live especial no perfil do Teatro Univates no Instagram. O repertório será de músicas clássicas seguido de um breve bate-papo sobre sua trajetória e suas inspirações musicais.

Informações

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail cultura@univates.br.