Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Conheça 7 construções que desafiam a lógica da Engenharia e da Arquitetura

Postado as 25/08/2020 15:32:59

Por Lais Pontin Matos

➡ Você sabe de quais maneiras arquitetos e engenheiros podem desafiar as leis da física? Por gostarem muito de números e cálculos (já dizia o sábio ditado popular: cada louco com sua mania!), esses profissionais não costumam se prender a somas e subtrações comuns quando exercem seu ofício. Geralmente, as pessoas que pensam fora da casinha caixinha respiram criatividade (e oxigênio também, caso esteja se perguntando) e sempre arranjam soluções improváveis para inventar coisas. O post de hoje apresenta sete construções que fogem da tradicional lógica da Engenharia e da Arquitetura. Estimule sua imaginação dando uma olhadinha nelas:

1) Timmeljosch Experience Pass Museum 👇

Divulgação/archdaily.com

🙋‍♂️ O criador: Werner Tscholl (arquiteto italiano).

🏛 A criatura: Antes de qualquer coisa, gostaríamos de esclarecer que o Timmesjoch Experience Pass Museum não foi construído em uma caixa de papelão encravada nas rochas. Na verdade, a obra arquitetônica se projeta como uma pedra irregular, uma caverna que abriga em seu interior imagens em homenagem aos pioneiros da Rota Alpina. O museu, localizado a 2509 metros acima do nível do mar, fica nos Alpes que separam a Itália da Áustria.

2) Pole House 👇

Divulgação/knstrct.com/

💼 O criador: Escritório Australiano F2 Architecture.

🏠 A criatura: Uma casa (sem ser a do Bob Esponja) construída dentro do mar? Será que seus olhos estão lhe enganando? Pode apostar que sim! Os arquitetos que projetaram a Pole House (Casa do Pilar, em português) aproveitaram um declive de um terreno localizado em Fairhaven Beach, na Austrália, para erguer uma estrutura de aço e vidro sobre um pilar de 40 metros. O acesso a ela é feito por uma passarela cercada por placas de vidro.

3) Museu de Arte Contemporânea 👇

Divulgação/Plataforma Arquitectura

🙋‍♂️ O criador: Oscar Niemeyer (arquiteto brasileiro).

🏛 A criatura: Um dos trabalhos mais importantes de Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea, está localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, em Niterói. A estrutura, inscrita em uma praça de 2500 metros quadrados, demorou quatro anos para ser erguida e se assemelha a um cálice ou a um disco voador. Fica aqui nossa dúvida: será que os extraterrestres arquitetos de Marte também ajudaram a projetar essa obra?

4) Tree Hotel 👇

Divulgação/dezeen.com

💼 O criador: Escritório de Arquitetura Snøhetta (Suécia).

🏨 A criatura: Conhecido também como “o lugar em que qualquer pessoa sonha se hospedar”, o Tree Hotel está literalmente situado no meio de algumas árvores da cidade de Harads, na Suécia. Seus quartos ficam suspensos a seis metros do chão e, segundo os moradores locais, já abrigaram personalidades como Tarzan e Mogli, O Menino Lobo.

5) Emerald Art Glass 👇

Divulgação

🙋‍♂️ O criador: Eric Fisher (arquiteto norte-americano). 

🏠 A criatura: Você até pode conhecer pessoas que são workaholics, mas provavelmente nunca ouviu falar de ninguém que, por livre e espontânea vontade, passa os finais de semana no trabalho. Essa é a realidade dos donos de uma fábrica de vidros em Pittsburgh, nos Estados Unidos, que têm uma casa nos fundos da empresa que administram. A habitação proporciona uma bela vista da cidade. Ai, ai, fazer home office estando há poucos passos da firma deve ser uma experiência tão curiosa...

6) Busan Cinema Center 👇

Divulgação/tekla.com.br

💼 Os criadores: Coop Himmelb(l)au e Daesung CP Engineering (Coréia do Sul). 

🏢 A criatura: Antes de qualquer coisa, gostaríamos de esclarecer que o Busan Cinema Center não é um “busão” itinerante no qual as pessoas podem entrar para assistir a filmes e comer pipoca. Na verdade, trata-se de um complexo localizado em Busan, na Coréia do Sul, que sedia um teatro, cinemas fechados e ao ar livre, salas de convenções, escritórios, estúdios de criação e áreas de refeições. Seu telhado em balanço tem 163 metros de comprimento e pesa mais de seis mil toneladas.

7) Riverside Museum 👇

Divulgação/skanska.co.uk

🙋‍♀️ A criadora: Zaha Hadid (arquiteta iraquiana-britânica).

🏛 A criatura: O Riverside Museum (que mais parece a casa dos super-heróis da Liga da Justiça - correm boatos de que o Batman seria o engenheiro civil responsável pela construção) está localizado na cidade de Glasgow, na Inglaterra, e reúne coleções de veículos históricos. O local também sedia exposições interativas de última geração.

Você também pode aprender a projetar obras fantásticas e futuristas, sabia? 😉

Para tornar-se arquiteto ou engenheiro, basta ingressar em alguma destas graduações:

🏡 Arquitetura e Urbanismo

🔨 Engenharia Civil