Bianca Thais Mallmann

Viaduto Bento Rosa recebe a segunda intervenção artística do 1º Concurso Arte na Cidade

Postado as 27/08/2020 09:04:26

Por Vinicius Mallmann

“Diversidade de pensamento, tons de pele e gênero”, este é o tema da segunda intervenção artística do 1º Concurso Arte na Cidade - Intervenção Artística em Espaços Urbanos, promovido pela Prefeitura de Lajeado, em parceria com o Sesc Lajeado e a Universidade do Vale do Taquari - Univates. A arte está sendo produzida pelos irmãos Samuel Hergesell e Rafael Hergesell, desde a segunda-feira, dia 24, no Viaduto Bento Rosa, em Lajeado.

Bianca Thais Mallmann

Este é o segundo ponto da cidade que está recebendo intervenções do concurso. A primeira obra foi realizada na Avenida Alberto Pasqualini, com as artes de Flávia Pozzobon, Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Bauer Leonhardt. A Univates participou do concurso por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), que esteve envolvido no processo de elaboração do edital que selecionou, no ano passado, cinco propostas de intervenções de artistas da região do Vale do Taquari.

Os estudantes da Univates também se envolveram com o concurso. Além dos estagiários do Emau, os bolsistas do projeto de extensão “Interarte” tem um importante envolvimento com o projeto: eles estão auxiliando os artistas na execução das artes e captando voluntários para o mesmo trabalho. De acordo com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo Jamile Weizenmann, o concurso é resultado de um esforço coletivo, que uniu o curso de Arquitetura e Urbanismo, a área de Artes da Univates e o curso de Design. “Auxiliamos inicialmente a pensar os locais de intervenção, a estabelecer o conceito do tema do concurso e a relação da importância da arte no espaço urbano e na humanização da cidade”, explica.