Curso técnico em Equipamentos Biomédicos é a nova opção da Univates

Postado as 27/08/2020 15:13:16

Por Lucas George Wendt

Divulgação

A Universidade do Vale do Taquari - Univates oferece para o próximo semestre uma nova formação profissionalizante: o curso técnico em Equipamentos Biomédicos. O profissional formado pode desenvolver atividades em hospitais, clínicas e postos de saúde, além de indústrias e empresas de manutenção hospitalar e instituições de pesquisa.

O curso presencial tem 1.200 horas de carga horária teórica e prática, distribuídas em disciplinas como Metrologia Aplicada, Mecânica e Materiais Aplicados, Eletricidade Básica e Eletrônica Analógica. O curso também tem disciplinas na área da saúde, como Anatomia e Fisiologia. O tempo mínimo de duração para a conclusão das 19 disciplinas é de cerca de um ano e meio.

Os serviços na área da saúde demandam profissionais qualificados e suporte tecnológico que possibilite precisão no diagnóstico para tratamento eficaz das comorbidades, promoção da saúde e da qualidade de vida. Equipamentos eletrônicos de suporte às atividades na área da saúde são cada vez mais comuns em espaços de saúde pública, clínicas e hospitais, locais onde o profissional técnico é requisitado.

O técnico em Equipamentos Biomédicos é um profissional capacitado para gerenciar a tecnologia biomédica, essencial ao serviço de saúde, com conhecimentos científicos e tecnológicos necessários à instalação, manutenção e reparos dos equipamentos. Além disso, ele desenvolve habilidades para visualizar e identificar diferentes soluções para determinados problemas e situações que possam surgir na interface entre homem e máquinas na prática clínica.

O curso propõe a formação de um novo profissional, muito necessário para dar conta da instalação e manutenção de equipamentos tecnológicos que dão suporte aos profissionais da saúde, no diagnóstico e cuidados em saúde, portanto com grande espaço no mercado de trabalho.

Inscrições abrem na próxima terça

No próximo semestre, a Univates oferece mais de 20 opções de cursos técnicos, nas mais variadas áreas do conhecimento. Além de cursos em Lajeado, são oferecidas opções nas cidades de Carlos Barbosa, Veranópolis e Guaporé. As inscrições para os cursos técnicos podem ser realizadas pelo site https://www.univates.br/tecnicos/ ou pelo WhatsApp (51) 9 9626-2043 a partir de 1º de setembro. A duração média dos cursos técnicos é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas que o estudante cursar por semestre.