Evento de abertura do Crie Smart Cities acontece na próxima semana

Postado as 08/09/2020 13:50:42

Por Vinicius Mallmann

Divulgação

A Universidade do Vale do Taquari - Univates promove na próxima terça-feira, dia 15, a palestra “Crie Smart Cities - ecossistemas colaborativos, o futuro das cidades e o papel da Universidade”. A atividade marcará o lançamento do evento Crie Smart Cities, que será realizado de 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. O debate abordará os ecossistemas colaborativos, o futuro das cidades, o papel da Universidade e as possibilidades do protagonismo de estudantes e professores nesse cenário de inovação. A participação na palestra é gratuita e aberta a toda a comunidade, mediante inscrição em univates.br/sistemas/inscricoes. A transmissão irá ocorrer pelo site univates.br/aovivo/home.

A palestra contará com a participação de Claudio Marinho, diretor da empresa Porto Marinho Ltda., consultor de cenários e gestão estratégica e responsável pela fundação do Porto Digital, o maior parque tecnológico de empresas de Tecnologia da Informação (TI)do Brasil na cidade de Recife; do jornalista Clayton Melo, analista de tendências, curador cultural e cofundador da plataforma de informação e inteligência A Vida no Centro; do estudante Bruno Cavalheiro, presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE); e do reitor da Univates, professor Ney Lazzari, que fará a mediação da conversa.

Conheça o Crie Smart Cities

Criado para promover a integração dos Centros da Univates a fim de discutir os assuntos que permeiam o futuro de Lajeado e do Vale do Taquari, o Crie Smart Cities reunirá as semanas acadêmicas da Instituição, tratando de cinco temáticas relevantes para a sociedade: transformações tecnológicas, governança nas cidades, mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida. Para isso, a Universidade promoverá uma série de debates, workshops, palestras, oficinas, atividades artísticas e culturais abertos à comunidade.

De acordo com o diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates, professor Leonel José de Oliveira, a ideia de promover o Crie Smart Cities surgiu a partir das mudanças que estão acontecendo em todo o mundo. “O objetivo principal é ampliar a discussão e o protagonismo de estudantes e professores, tendo em vista os movimentos que estamos observando, tanto aqui como em outras partes do mundo, e que dizem respeito ao futuro das cidades e como viveremos num futuro próximo”, explica.