Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nicole Morás

Univates lança serviço de gestão inteligente de resíduos

Postado as 11/09/2020 07:57:35

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, a partir dos resultados alcançados por meio de sua gestão inteligente de resíduos, recebeu licença de operação para oferecer à comunidade regional o serviço de gerenciamento de resíduos. Com o objetivo de proporcionar às organizações e à população do Vale do Taquari a destinação correta, a Instituição está inaugurando um novo serviço na área voltado às empresas, administrações públicas e à comunidade, o Ecovates.

A nova frente de atuação reforça o trabalho da Universidade. A licença de operação do Ecovates, expedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), licencia a Univates para gerenciar resíduos de outras empresas, prefeituras e comunidade como um todo. 

O engenheiro ambiental Gustavo Antônio Schäfer, coordenador da área de Gestão Ambiental, explica: “Com a licença de operação para triagem e armazenamento de resíduos classe I (perigosos) e classe II (não perigosos), estamos licenciados para realizar o gerenciamento de resíduos para empresas, prefeituras, consultórios, oficinas e diversas outras atividades que geram resíduos e têm dificuldade em destiná-los de forma ambientalmente correta”. 

Nicole Morás

O profissional esclarece que a Univates pode receber os mais diversos tipos de resíduos, das classes I e II, gerados por empresas e pequenos empreendedores. “Em relação aos resíduos classe I, poderão ser recebidos lâmpadas, pilhas e baterias, eletrônicos, filtros, tintas, embalagens contaminadas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), têxteis, medicamentos, efluentes (ácidos/neutros e solventes), além de resíduos de serviços de saúde - infectantes (grupos A e E)”. Em relação aos resíduos classe II, o gerenciamento será de vidros, metais, papéis, papelão, plásticos e resíduos orgânicos. 

O Ecovates está capacitado para coletar, quantificar, armazenar e destinar corretamente esses materiais. “Todos poderão entrar em contato com o Ecovates, identificar o resíduo gerado e solicitar a sua coleta, sabendo que ele será armazenado e destinado de forma adequada seguindo todas as legislações ambientais”, enfatiza o engenheiro ambiental.

As organizações interessadas nos serviços podem contatar a equipe do Ecovates pelo e-mail gestaoambiental@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5577. 

O detalhamento das classes de resíduos e dos objetos que fazem parte de cada classe pode ser conferido aqui

Saiba mais

O gerenciamento dos resíduos realizado pelo Ecovates busca as melhores alternativas para o tratamento e destinação dos resíduos, primando pelas questões ambientais e econômicas relacionadas e garantindo aos clientes do serviço a destinação correta dos resíduos. Algumas das alternativas para destinação dos resíduos são a reciclagem, descontaminação, compostagem, recuperação energética, incineração e coprocessamento.

Com o projeto a Univates também tem o intuito de participar na avaliação do processo de origem do resíduo com as empresas. Quem explica é o gerente de Engenharia e Manutenção, Robledo Goulart Müller. “Nosso objetivo é, ao ser contratado, tentar diminuir a geração de resíduo ainda na origem, trabalhando de forma conjunta com a empresa. Quando quantificarmos e identificarmos os resíduos gerados, vamos propor ações sustentáveis às empresas. Todos ganham com isso”, revela. 

Divulgação

Logo ods-11