Conheça as árvores mais incríveis do mundo

Postado as 11/09/2020 15:37:33

Por Lais Pontin Matos

➡ Qual é a importância das plantas? Justifique sua resposta. Calma, este não é um teste surpresa de ciências, então solte o fôlego e recupere a compostura. Pronto, pronto, passou… Como fizemos a pergunta, acreditamos que é nosso dever respondê-la. Vamos lá: geradoras de oxigênio, alimentos, fibras, combustíveis e medicamentos, as plantas também controlam a temperatura da Terra e o equilíbrio da água no planeta. Além disso, por meio de um processo chamado fotossíntese, elas absorvem dióxido de carbono, um dos gases que causam o efeito estufa. No post de hoje, queremos lhe apresentar algumas das árvores mais incríveis do mundo (uma delas, inclusive, mora aqui no campus da Univates. Que sorte a nossa, não é?). Se as imagens da matéria não encherem suas pupilas de brilho, bem, é porque provavelmente você deve estar com os olhos fechados, . Saiba que a ocasião perfeita para abri-los é agora! 👀

1) Rododendro

Divulgação/Pexels

🧠 Nome científico: Rhododendron (coçou a cabeça antes de tentar pronunciar a palavra, não é, meu filho?).

🌳 Origem: rododendros nascem em quase todas as partes do mundo, mas se você viajar para a cordilheira do Himalaia ou então para as montanhas da Malásia, no Sul da Ásia, terá mais chances de encontrar essa árvore incrível. Quantos cofrinhos a informação em questão será capaz de abrir? Faça suas apostas!

💐 Características: podendo medir até 30 cm (adendo: há espécies que fazem a linha Ana Hickmann e conseguem atingir vários metros de altura), os rododendros são, na verdade, considerados arbustos. As flores dessa incrível árvore possuem diversas tonalidades, costumam aparecer na primavera e não toleram geadas.

2) Glicínia

Divulgação/Pinterest

🧠 Nome científico: Wisteria (já pensou se no lugar da letra W tivesse um H? Saímos da quinta série, mas, aparentemente, a quinta série nunca saiu da gente!).

🌳 Origem: as primeiras glicínias nasceram lá do outro lado do mundo: no Japão e na China.

💐 Características: as glicínias demoram muito tempo para chegar à idade adulta (e, sinceramente, quem pode culpá-las por isso?), mas, quando a atingem, é só sucesso: tem árvore que vive até os 100 anos! As flores dessas plantas possuem um aspecto decorativo incrível e se apresentam nas cores azul, rosa, branco ou roxo.

3) Baobá de Madagascar

Divulgação/Pinterest

🧠 Nome científico: Adansonia digitata (a primeira árvore dessa espécie nasceu no mesmo dia em que duas pessoas chamadas Adam e Sônia finalmente começaram a fazer aulas de digitação. Seria uma curiosa coincidência?).

🌳 Origem: os baobás são originários de Madagascar, país insular que ocupa a maior ilha do continente africano.

💐 Características: também fazendo a linha Ana Hickmann, os baobás de Madagascar podem atingir até trinta metros de altura e mais de sete metros de circunferência. Altamente resistentes a períodos de seca, essas árvores são milenares: algumas delas vivem até os seis mil anos. Agora, você já se perguntou quantas vezes uma glicínia precisa reencarnar para chegar à idade de um baobá de Madagascar? #questões

4) Sequoia

Divulgação/Pexels

🧠 Nome científico: Sequoia sempervirens (está aí um nome incrível que também poderia designar um vírus que faz as pessoas emagrecerem muito).

🌳 Origem: originárias dos Estados Unidos, as sequoias nunca precisarão obter o Green Card* para poderem permanecer de forma vitalícia no país do Tio Sam. Sortudas!

💐 Características: as sequoias são árvores resinosas que possuem troncos de casca fibrosa e crescem mais facilmente em solos frescos e bem drenados. A coloração dessas plantas pode variar entre o castanho-avermelhado e o castanho-canela.

5) Bicuíba

🧠 Nome científico: Virola (e não varíola, pelo amor de Deus!) bicuhyba.

🌳 Origem: as bicuíbas são originárias da Mata Atlântica. Você também pode encontrar uma árvore dessa espécie aqui na Univates e aproveitar para tirar uma foto bem Tumblr ao lado dela. Que tal? Seu feed e seus seguidores agradecem! Rá, pegadinha do Malandro: a planta está em um local protegido dentro do nosso lindo e incrível campus.

💐 Características: as bicuíbas são árvores de grande porte que podem chegar a medir incríveis 30 metros de altura na idade adulta. Seus frutos servem de alimento para animais como pássaros e pequenos roedores. Infelizmente, essas plantas estão em perigo de extinção pois sofrem constantemente com o extrativismo e com a perda de habitat.

A fim de descobrir mais sobre a natureza e seus encantos? 🌿

Ingressando no curso de Ciências Biológicas (licenciatura), você irá estudar para ser professor. Durante a graduação, que tem duração média de quatro anos, os alunos aprendem conteúdos das áreas de botânica, zoologia, microbiologia, biotecnologia e meio ambiente. Além disso, são preparados para formular estudos, projetos e pesquisas nos diversos ramos da biologia.

*Green Card: visto permanente de imigração concedido pelas autoridades dos Estados Unidos.