Curso de Estética e Cosmética da Univates promove disciplina prática virtualizada

Postado as 15/09/2020 10:39:21

Por Vinicius Mallmann

Divulgação

O curso de Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza semestralmente as disciplinas de Habilidades em Estética e Cosmética I e II, que são caracterizadas pelo atendimento ao público externo, colocando em prática o aprendizado da sala de aula. Devido à necessidade de virtualizar as aulas, essas disciplinas foram adaptadas, e por meio do Google Meet os estudantes estão realizando passos importantes para o aprendizado prático.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Giovana Sinigaglia, ambas as disciplinas são realizadas em dois momentos distintos: no primeiro, os estudantes realizam a anamnese, momento em que ocorre o primeiro contato entre os futuros profissionais e o paciente. Depois disso, o paciente se desloca até os laboratórios de ensino da Univates, onde é realizado o procedimento. Em ambas as etapas, os estudantes são supervisionados pelos professores responsáveis.

Giovana explica que para dar andamento ao currículo dos estudantes as disciplinas precisaram ser repensadas e adaptadas parcialmente ao ambiente virtual. “Em conjunto com o professor João Tassinary, adaptamos as disciplinas para um novo formato de abordagem ao paciente. Propusemos que as avaliações estéticas, em um primeiro momento, fossem realizadas pelo Google Meet, gravadas e compartilhadas com os professores, tudo isso com o consentimento do paciente. Após a primeira abordagem e a entrevista inicial, os estudantes convidaram o paciente para que ele viesse ao campus, aos laboratórios de ensino com agendamento prévio e respeitando as regras de distanciamento, para que a avaliação fosse finalizada e o plano de tratamento construído de forma completa”, conta.

Arquivo Pessoal

Uma das estudantes que estão participando das disciplinas é Paola de Souza. Para ela, tendo em vista a questão da pandemia, a adaptação foi um ponto positivo. “Para a grande maioria das alunas e inclusive para mim, essas duas disciplinas são muito esperadas, afinal é o indício de que estamos concluindo a graduação, então criamos muitas expectativas. As propostas criadas pelos professores foram de grande valia, e graças a elas a gente continuou com as aulas práticas e teóricas”, relata a acadêmica.

Parceria para complementar o ensino

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Diretoria de Serviços em Saúde (DSS), assinou convênio com a Estética Experts, a primeira plataforma de ensino on-line focada na área da estética no Brasil. A partir da parceria, a Univates e a Estética Experts irão oferecer cursos de pós-graduação em nível de especialização na modalidade de Educação a Distância (EAD). O primeiro curso está previsto para iniciar no mês de outubro deste ano.

Fique ligado!

Para quem ainda está em dúvida sobre qual profissão seguir, a Univates realiza entre os dias 26 e 30 de outubro a tradicional Feira de Cursos. Neste ano, o evento será realizado totalmente on-line e em formato gamificado, no qual os participantes serão “jogadores” e poderão explorar todo o campus, além de conhecer todos os cursos de graduação presenciais e a distância, de pós-graduação lato e stricto sensu e técnicos oferecidos pela Instituição.

O jogo simulará o campus com atividades interativas, possibilitando descobertas e experimentação de cursos, que serão organizados por trilhas de conhecimento. Nesta edição virtualizada também será possível integrar os pais dos estudantes de Ensino Médio e a comunidade em geral. Outra vantagem do modelo é que ele permite a participação de pessoas de qualquer lugar do País e do mundo. Além disso, diversas atividades estão sendo organizadas pelos cursos para fazerem parte da ampla programação. Para participar, os interessados devem realizar inscrição individual no site www.univates.br/feiradecursos.