Pandemia e sustentabilidade: PPGSAS promove live com renomado historiador para debater o tema

Postado as 18/09/2020 11:12:36

Por Leonardo Seibel

Divulgação

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Vale do Taquari - Univates irão realizar uma série de lives/palestras abordando diversos temas relevantes, como ensino, sustentabilidade, entre outros. Nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 20h, será realizada a palestra Pandemia e sustentabilidade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), com transmissão pelo perfil @cursoseeventosunivates no Instagram.

O evento contará com a participação do historiador Luiz Marques, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do projeto MARE - Museu de Arte para a Educação. Marques é autor de diversos artigos e livros, entre eles a famosa obra “Capitalismo e Colapso Ambiental”.

O professor já participou de uma aula inaugural do PPGSAS da Univates em 2016, e agora ele volta para participar de uma série de lives, que objetivam discutir aspectos da sustentabilidade. Neste primeiro momento, a ideia é conversar sobre a pandemia e a sustentabilidade, assunto abordado por ele em diversas palestras e também no artigo “Pandemias, riscos existenciais e não existenciais”, publicado na revista Ambiente & Sociedade.

Confira os eventos que acontecem na próxima semana na Univates

Para mais informações sobre todos os eventos que acontecem na Instituição, acesse www.univates.br/eventos. Todos os eventos são gratuitos e transmitidos via Google Meet, Facebook, YouTube ou Instagram. As inscrições nas atividades podem ser realizadas pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes.

21 de setembro - segunda-feira

10º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa)

O evento tem por objetivo debater o protagonismo dos sujeitos no cuidado em saúde. O Sisa, em sua décima edição, consolida a preocupação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) com a formação continuada de seus estudantes, diplomados e da comunidade externa, já que a temática é atual e relevante para as mais diversas profissões.
Realização: 21 a 25 de setembro

12º Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo

A programação do seminário conta com oficinas pedagógicas e socioambientais que serão realizadas por meio do Google Meet. Além disso, a 12ª edição conta com material de apoio em forma de vídeo e a Cartilha Ambiental Viva o Taquari Vivo, atualizada neste ano.
Realização: 21 e 22 de setembro

22 de setembro - terça-feira

Painel - O futuro da profissão contábil

Estudantes dos cursos da área de gestão da Univates e de outras instituições de ensino ou profissionais diplomados podem acompanhar o evento alusivo aos 50 anos do curso de Ciências Contábeis.

Palestra - Depressão e ansiedade no paciente oncológico

Neste evento, estudantes e professores do curso de Medicina da Univates podem participar de palestra sobre a ansiedade e a depressão nos pacientes oncológicos.

Webinars do Grupo de Trabalho de Internacionalização do Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), por meio do seu Grupo de Trabalho de Internacionalização, está promovendo uma série de webinars que estão ocorrendo desde o mês de agosto. Os assuntos abordados são os mais diversos, e as sessões ocorrem em diferentes idiomas, como inglês, espanhol e português.
Tema: Marcadores moleculares em andrologia: potenciais biotecnológicos - Ivan Cunha Bustamante Filho (PPGBiotec)

23 de setembro - quarta-feira

4º Conceive Design Implement Operate (CDIO) Brazilian Meeting

A Univates é uma das seis universidades brasileiras que integram o CDIO. O 4º Conceive Design Implement Operate (CDIO) Brazilian Meeting é uma importante oportunidade para fortalecer as parcerias, tanto nacionais quanto internacionais, trocar experiências e estabelecer atividades de cooperação.

Palestra - Covid-19: impactos no trabalho das mulheres

Neste evento, estudantes e professores da Univates, além da comunidade regional interessada no tema, podem participar de palestra sobre o impacto da pandemia no trabalho das mulheres.

24 de setembro - quinta-feira

V Congresso Internacional de Marcas/Branding – Propósito, Transparência e Valor de Marca

O V Congresso Internacional de Marcas/Branding ocorrerá de modo on-line até novembro de 2020. Seu objetivo principal é integrar academia e mercado em torno do tema “Propósito, transparência e valor da marca”, trazendo para discussão o estado da arte, a teoria e a prática necessárias para implementar e monitorar a gestão da marca na sociedade contemporânea.
Atividade: Painel - Marcas & Inovação

25 de setembro - sexta-feira

Encontros Científicos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) - 2020B

Nos Encontros Científicos são convidados professores, pesquisadores e alunos da Univates ou externos à instituição para apresentar, em forma de palestra, resultados de trabalhos científicos e suas experiências profissionais na área de biotecnologia.
Tema: Microbiologia aplicada à tecnologia ambiental - Lisianne Brittes Benitez
Horário: 13h30min

Palestra - Manifestações orais de desordens sistêmicas

Neste evento, estudantes e professores do curso de Medicina da Univates podem participar de palestra sobre doenças com manifestações bucais e condições sistêmicas.

Suzane Pereira

26 de setembro - sábado

Live - O pianista (com Caio Vicente)

Caio Vicente, pianista desde a infância, natural de São Paulo, traz na live sucessos da música clássica, de artistas renomados como Mozart, Villa Lobos e Czerny. O evento será transmitido pelo perfil @teatrounivates no Instagram.
Horário: 12h30min