Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates participa de sessão nacional de planetários

Postado as 23/09/2020 14:51:26

Por Lucas George Wendt (Cultura e Eventos)

Divulgação

O Planetário da Universidade do Vale do Taquari - Univates participou na última terça-feira, dia 22, da sessão virtual exclusiva que marcou a chegada da primavera. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Planetários (ABP), e a live foi reproduzida no canal da ABP no YouTube, contando com a participação de mais de 40 mil espectadores simultaneamente. 

 

De acordo com a coordenadora do Planetário da Univates, professora Andréia Spessatto De Maman, eventos como esse ressaltam o potencial do Brasil na área. “O projeto de extensão ‘Planetário Univates’ esteve representado por duas professoras da Educação Básica de escolas parceiras. No Brasil existem mais de 100 planetários fixos e itinerantes, o que deixa o país no patamar com o maior número deles em todo o Hemisfério Sul, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além da Univates, estiveram presentes na sessão outros planetários afiliados à ABP. O que engrandece o evento é o engajamento que teve, com todo o Brasil unido pela ciência”, reitera a professora.  

Ações durante a pandemia

 

Devido à pandemia de Covid-19, por se constituírem de cúpulas fechadas para a projeção de estrelas do céu noturno, não estão sendo realizadas sessões presenciais. No entanto, o projeto de extensão “Planetário Univates: divulgação científica e astronomia ao alcance de todos” está atuando em diversas escolas da região do Vale do Taquari com atividades virtualizadas, como oficinas e sessões de planetário. Durante a atividade são abordados diversos temas que envolvem a astronomia. Para participar, escolas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail planetario@univates.br