Postado as 28/09/2020 17:38:31

Por Vinicius Mallmann

LAJEADO - A Universidade do Vale do Taquari - Univates, com grande pesar, lamenta o falecimento do ex-professor e ex-colaborador da Instituição Walter Meucci Nique. O administrador faleceu no último sábado, dia 26, na cidade de Madri, na Espanha, em decorrência de uma pneumonia causada pela Covid-19.

Entre 1991 e 1993, Nique foi secretário de Planejamento e da Administração do Estado do Rio Grande do Sul, durante a gestão do governador Alceu Collares. Posteriormente, em 1994, atuou como secretário especial para Assuntos Internacionais do Estado. Em 1989, presidiu o Conselho Regional de Administração e foi o responsável pela criação do Fórum Internacional de Administração.

Na Univates, Walter Nique atuou como professor do Centro de Gestão Organizacional (CGO) entre os anos de 1977 e 1983. Para o ex-aluno e orientando de Nique em seu doutorado, professor Marlon Dalmoro, o administrador foi um exemplo a ser seguido na área. “O Nique foi um professor no sentido completo da palavra, deixando um legado inestimável para a área da administração no Brasil. Em sala de aula, demonstrava extrema maestria, conciliando conhecimento teórico, oratória e didática. Adotou metodologias ativas inovadoras para a época, bem como passou a usar ambientes virtuais de ensino muito antes de esses recursos se tornarem populares. Muitos de seus alunos hoje atuam em universidades do mundo todo e creditam a ele suas escolhas profissionais. Sua experiência de mundo cosmopolita lhe rendeu um protagonismo em funções importantes de gestão universitária e como secretário de estado”, reitera o professor do CGO.